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GERAL

Taxa de sucesso das pequenas empresas é de 70%, no Paraná

De cada quatro pequenos empreendimentos criados no Paraná, três em média sobrevivem e um fecha as portas, após completarem os dois primeiros anos, considerado o período mais crítico nos negócios. É o que mostra estudo sobre a Taxa de Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas no Brasil 2011, divulgado nesta quinta-feira, dia 20, pelo Sebrae Nacional, em São Paulo.

20/10/2011 - 13:22


A taxa de sobrevivência dos pequenos negócios no Estado é de 70%, em média, levando-se em conta a nova metodologia de análise do Sebrae Nacional, que tem por base as micro e pequenas empresas constituídas em 2006 e seus dados na Secretaria da Receita Federal referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009. A taxa média de sobrevivência no Brasil fechou em 73%.
O Paraná, que está empatado com Tocantins, tem o oitavo melhor índice de um ranking nacional, depois de Roraima, Paraíba e Ceará (79%); Minas Gerais (78%); São Paulo, Distrito Federal e Piauí (75%); Alagoas e Rondônia (74%); Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (73%); Rio de Janeiro e Amapá (72%); e Maranhão (71%). As demais taxas de sobrevivência, detectadas no estudo, foram de Sergipe, Bahia e Goiás (69%); Mato Grosso do Sul (67%); Mato Grosso (65%); Pará (64%); Rio Grande do Norte (62%); Acre (60%); Amazonas (59%) e Pernambuco (58%).
Por regiões brasileiras, a melhor taxa ficou com as micro e pequenas empresas do Sudeste (76,4%). Seguida do Sul (71,7%); Nordeste (69,1%); Centro-Oeste (68,3%) e Norte (66%). O estudo do Sebrae Nacional e Receita Federal mostra ainda que, quando o assunto é a sobrevivência dos pequenos negócios, o Brasil está à frente de países como a Itália e Finlândia, monitorados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
Estabilidade
As micro e pequenas empresas paranaenses vêm mantendo sua taxa de sucesso. Pesquisa por amostragem (e não com base em dados da Receita Federal), divulgada nacionalmente em 2007 e que analisou a taxa de mortalidade dos empreendimentos paranaenses abertos entre 2003 e 2005, apontava taxa de sobrevivência de 74,8% nos dois primeiros anos.
“O sucesso dos pequenos negócios no Paraná é muito bom e aumenta quando empresários e candidatos a empresário buscam informação”, diz Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR. Segundo ele, os 30% que fecham as portas são empreendedores e empresários que nunca buscaram apoio técnico, em instituições como o Sebrae.
“É, no entanto, uma mentalidade que muda ano após ano. A globalização e o mercado competitivo forçaram os empresários de micro e pequenas empresas a se modernizarem.” Allan Costa lembra que já houve períodos, nos quais os índices de mortalidade dos pequenos negócios eram bem mais altos. “A proporção de sucesso e de mortalidade era de um por um.”
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor desde dezembro de 2006, tem um papel fundamental na melhoria do ambiente empresarial.
 
Setores
O estudo divulgado pelo Sebrae Nacional também mediu a sobrevivência dos pequenos negócios divididos por setores. Na indústria, o índice de sucesso dos empreendimentos do Paraná, após os dois primeiros anos, ficou em 71%; no comércio, em 70%; em serviços, em 70%; e na construção civil, em 62%.
“São índices que podem ser melhorados cada vez mais com políticas de apoio aos pequenos negócios”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR. Allan Costa sugere aos empresários paranaenses que invistam em planejamento e em gestão, bem como reforça as recomendações do Sebrae Nacional para a sobrevivência das pequenas empresas.
"Os empresários precisam planejar sempre; respeitar sua capacidade financeira; não misturar as finanças da empresa com finanças pessoais; ficar de olho na concorrência; prospectar novos fornecedores; ter controle do seu estoque; investir em estratégias de marketing; inovar, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso; investir sempre na formação empresarial; e ser fiel aos seus valores e do seu negócio".

Da Assessoria

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