O deputado federal André Vargas (PT-PR) ressalta a importância da elaboração do plano, pois sem ele não será possível mais pleitear recursos junto à Funasa, nas áreas de saneamento a partir de 2014. “A Funasa está disponibilizando recursos para que os municípios possam elaborar seus planos até dezembro de 2013. Sem ele, não será possível obter recursos federais para esta área.”.
Por isso, o deputado está alertando a todos os municípios para que, se ainda não buscaram o recursos para a elaboração do plano de saneamento, aproveitem mais esta oportunidade que está sendo dada pelo Governo Federal. “Nos documentos anexados estão todas as informações que os municípios necessitam. Colocamos também nosso mandato à disposição”, afirmou.
Documentos
Junto à portaria, foram publicados o Termo de Referência (TR) para elaboração de planos municipais de saneamento básico e as orientações para apoiar a elaboração do orçamento detalhado. Além disso, seguem anexas à portaria, informações para auxiliar o preenchimento das propostas no Siconv.
O Termo de Referência anexado foi reformulado para dar maior clareza às informações disponibilizadas. A inserção de elementos gráficos agiliza a leitura e facilita o entendimento. Vale ressaltar que o documento se mantém alinhado ao Marco Regulatório do setor saneamento.
O deputado André Vargas, ressalta que a Funasa buscou facilitar as informações para os municípios, buscando sanar suas dificuldades na elaboração dos orçamentos detalhados que devem ser apresentados para a obtenção dos recursos. “Além disso, está apoiando os municípios que já solicitaram recursos, mas ainda encontram dificuldades para apresentar as documentações. Além disso, a Funasa conta com Núcleos Intersetoriais de Cooperação Técnica em todos os estados para prestarem apoio aos municípios que elaboram seus planos.”, ressalta.
Da Assessoria
GERAL
Municípios podem buscar recursos na Funasa para elaboração de Planos Municipais de Saneamento
A Funasa – Fundo Nacional de Saúde – anunciou no início deste mês, os critérios e procedimentos para a seleção de municípios com até 50 mil habitantes que buscam recursos para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. A Portaria nº 566 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no início deste mês.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%