O tema trata disso: “Participação, Controle Social e Garantia de Direitos – Por uma Política para a Criança e o Adolescente”. Os resultados serão parte integrante da VI Conferência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Subsecretaria dos Direitos Humanos da Secretaria-Geral da Presidência da República, a ser realizado em Brasília, de 12 a 15 de dezembro deste ano.
O vice-prefeito José Costa participou da mesa de honra de abertura da Conferência, no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do vereador Osmar Roinki, representante da Câmara Municipal; presidente do Conselho Tutelar, Adilson Ramos; representante da Secretaria de Assistência, Gildete Parisoto e o presidente do CMDCA, Valtemar Sartorelli.
José Costa disse que a Conferência é um trabalho preventivo muito importante. “Estamos não só protegendo os direitos da infância e a adolescência, mas preparando o cidadão de manhã. A sociedade é responsável pela boa formação dos jovens. Parabéns a todas as pessoas que deixam um pouco as suas atividades do dia a dia para dedicar tempo às causas da nossa sociedade. Isso é louvável e merece todo o nosso respeito e admiração”, parabenizou.
Osmar Rinki elogiou o trabalho do CMDCA. “O adolescente está ganhando espaço em vários setores da nossa sociedade e, movimentos como esse contribui ainda mais para valorizar nossa juventude sadia”, completou.
Valtemar Sartorelli destacou a presença dos adolescentes delegados da Conferência. “Queremos cada vez mais a participação efetiva do adolescente; é a presença real dos objetivos na Conferência. Esse é um trabalho de formiguinha. Aos poucos chegamos a grandes resultados positivos”, finalizou, antes de iniciar os trabalhos formais.
O presidente do Conselho Tutelar, Adilson Ramos, lembrou que o número pequeno de participantes na Conferência não era um problema. “O que observamos aqui é a excelente qualidade dos participantes. Isso é o que eleva e valoriza esse encontro. Gente como as que aqui estão hoje é que garantem a certeza de que teremos grandes governantes no futuro. Estamos preparando os jovens para o amanhã”, acrescentou.
Da mesma forma, a professora Gildete também enalteceu a presença do público participante da Conferência.
Da Assessoria - Assis Chateaubriand
GERAL
Assis discute direitos da criança e do adolescente
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram ontem (19), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de discutir e propiciar uma reflexão no âmbito do município, visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de “prioridade absoluta”, preconizada pela Constituição federal e pelo estatuto da criança e do adolescente.
Mais lidas
- 1Defensoria Pública e Assistência Social promovem “Concilia Paraná” em Toledo
- 2Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 3Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 4Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre alfabetização e Educação Infantil
- 5Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária
- 2Skatistas de Toledo representam o município em duas competições estaduais
- 3Poupança Premiada Sicredi já revela primeiros ganhadores e terá mais de 600 sorteios em 2026
- 4Procon/Toledo conclui primeira fase de fiscalização em postos de combustíveis
- 5Saúde visita Hospital Regional de Toledo para avaliar atendimento




