Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Assis discute direitos da criança e do adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram ontem (19), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de discutir e propiciar uma reflexão no âmbito do município, visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de “prioridade absoluta”, preconizada pela Constituição federal e pelo estatuto da criança e do adolescente.

20/10/2011 - 13:53


O tema trata disso: “Participação, Controle Social e Garantia de Direitos – Por uma Política para a Criança e o Adolescente”. Os resultados serão parte integrante da VI Conferência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Subsecretaria dos Direitos Humanos da Secretaria-Geral da Presidência da República, a ser realizado em Brasília, de 12 a 15 de dezembro deste ano.
O vice-prefeito José Costa participou da mesa de honra de abertura da Conferência, no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do vereador Osmar Roinki, representante da Câmara Municipal; presidente do Conselho Tutelar, Adilson Ramos; representante da Secretaria de Assistência, Gildete Parisoto e o presidente do CMDCA, Valtemar Sartorelli.
José Costa disse que a Conferência é um trabalho preventivo muito importante. “Estamos não só protegendo os direitos da infância e a adolescência, mas preparando o cidadão de manhã. A sociedade é responsável pela boa formação dos jovens. Parabéns a todas as pessoas que deixam um pouco as suas atividades do dia a dia para dedicar tempo às causas da nossa sociedade. Isso é louvável e merece todo o nosso respeito e admiração”, parabenizou.
Osmar Rinki elogiou o trabalho do CMDCA. “O adolescente está ganhando espaço em vários setores da nossa sociedade e, movimentos como esse contribui ainda mais para valorizar nossa juventude sadia”, completou.
Valtemar Sartorelli destacou a presença dos adolescentes delegados da Conferência. “Queremos cada vez mais a participação efetiva do adolescente; é a presença real dos objetivos na Conferência. Esse é um trabalho de formiguinha. Aos poucos chegamos a grandes resultados positivos”, finalizou, antes de iniciar os trabalhos formais.
O presidente do Conselho Tutelar, Adilson Ramos, lembrou que o número pequeno de participantes na Conferência não era um problema. “O que observamos aqui é a excelente qualidade dos participantes. Isso é o que eleva e valoriza esse encontro. Gente como as que aqui estão hoje é que garantem a certeza de que teremos grandes governantes no futuro. Estamos preparando os jovens para o amanhã”, acrescentou.
Da mesma forma, a professora Gildete também enalteceu a presença do público participante da Conferência.

Da Assessoria - Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29