Na Feira de Profissões, o grupo do acadêmico do 6º período de Engenharia Eletrônica, Roberto Melo de Souza, desenvolveu um detector de metal por sensor indutivo. Ele citou como exemplo uma esteira de alimentos. Caso um metal passe por este sensor, a esteira será desligada e acionará automaticamente uma lâmpada ou uma sirene para que as pessoas responsáveis pela manutenção verifiquem e resolvam o problema para voltar o funcionamento da linha de produção. “No período passado tivemos uma disciplina que previa o desenvolvimento de um sistema. Durante a aula, eu e os meus colegas, tivemos a ideia em desenvolver algo com sensores e amadurecemos o estudo. Foram duas tardes para organizar as ideias e montar o projeto”.
O acadêmico salientou que o custo total para a montagem deste projeto foi de R$5 e este sensor pode controlar um sistema de potência de 100 cvs. “O projeto pode auxiliar em fábricas ou as indústrias, pois no momento em que cair um metal e ao se aproximar do sensor a produção é cancelada até a realização da manutenção. Nestes casos, o sensor deve ser acoplado de acordo com o tamanho da esteira”.
A acadêmica, Fabiana Cristina de Oliveira, desenvolveu o projeto chamado Pendulo Waves demonstra o comportamento de uma onda. Fabiana disse que é um projeto simples, porém essencial ao curso de eletrônica, porque este estudo é aplicado para a compreensão de circuitos e outras disciplinas afins. “Somente a partir de princípios básicos e a realização de cálculos é possível determinar o funcionamento deste pêndulo. No cotidiano, estes cálculos são utilizados nas áreas de robótica, automação, entre outros”.
De acordo o professor, Clóvis Bombardelli, a Expo UT é uma grande oportunidade para que os alunos que estão indecisos que caminho seguir em 2012, conheça e possa escolher os cursos da universidade. “A Expo UT é um evento que está se tornando tradição dentro da UTFPR e geralmente acontece no mês de outubro coincidindo na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Expo UT tira o aluno da rotina e o coloca em contato com problemas empresariais, profissionais, externos ao campus, os quais são apresentados por profissionais em forma de palestras”.
Ele salientou que o encontro permite os alunos mostrarem a comunidade os trabalhos de iniciação científica e pesquisa desenvolvidos internamente na Universidade. Por sua vez, a Feira de Profissões é o momento dos futuros vestibulandos conhecerem os cursos da UTFPR e uma oportunidade de definirem a continuidade de seus estudos.
GERAL
Aproximadamente 500 estudantes visitaram a Feira de Profissões da UTFPR
Segue até esta sexta-feira (21) a Expo UT 2011. O evento é promovido pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTPR) e tem como tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos". A Expo UT acontece simultaneamente nos 11 campi da Instituição com uma programação diversificada, contendo minicursos em diversas áreas, palestras e mostra artística. Nesta quinta-feira (20), a UTFPR de Toledo promoveu a Feira de Profissões – Casa Aberta. Aproximadamente 500 alunos do último ano do Ensino Médio de Colégios de Toledo e região participaram da Feira e conheceram os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da UTPFR. Na sexta-feira (21), no período noturno, os alunos vão promover um show de dublagem.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



