1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Academia de Letras de Toledo será instalada em 29 de outubro

Criada em 20 de junho de 2011, a Academia de Letras de Toledo (ALT), será instalada em sessão solene neste dia 29 de outubro, sábado, às 20h, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, com a presença de autoridades, dirigentes de instituições culturais de todo o Paraná e convidados especiais dos acadêmicos. Entre as autoridades convidadas estarão o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, prefeitos da região, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários municipais e veículos de Comunicação Social, de Toledo e cidades vizinhas.

21/10/2011 - 13:53


Na sessão solene, haverá vestimenta de pelerine, entrega de diplomas, juramento e manifestação do orador da turma, pelos 22 acadêmicos, posse da primeira diretoria, discurso do presidente da ALT e saudação de autoridades e visitantes.
Após, acontecerá a entrega de títulos de sócios beneméritos a pessoas que vêm apoiando a instituição e prestação de homenagens a dirigentes de entidades visitantes. A noitada será encerrada com cumprimentos de padrinhos de acadêmicos, jantar de confraternização e exposição de livros e poemas de autores filiados à ALT.
A Academia é instituição apartidária, independente, democrática e desvinculada de interesses ideológicos, classistas, pessoais, raciais, religiosos e econômicos, entre outros. Entre suas finalidades estão o cultivo, estudo, preservação e divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico.
A ALT reúne escritores, poetas, professores, intelectuais e apreciadores da literatura e cultura em geral, da cidade e municípios vizinhos e apóia e participa de iniciativas destinadas ao desenvolvimento cultural e social do município e região, através da edição de publicações, organização de eventos e promoção da obra dos acadêmicos.
O brasão da ALT tem as cores verde, preta, vermelha e dourada e seu lema é “Lectio Humanitatem Gerit”, que em Latim significa Leitura Gera Humanidade. A cadeira acadêmica é considerada prêmio para a produção e/ou bagagem literária ou artística diferenciada e de conhecimento público de seu titular.
A criação da ALT contou com apoio decisivo do Clube da Poesia de Toledo, pois a formalização da instituição estava entre suas metas desde a fundação, em 27 de agosto de 2007. O clube hoje conta com participação de mais de 50 poetas de Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu.
As primeiras reuniões da ALT foram realizadas na Casa da Cultura , mas em agosto último a entidade fixou sede na Galeria Cultural e Esportiva de Toledo, dividindo espaço com a Associação Esportiva e Cultural Ouro e Prata, o que lhe permite a ampliação de atividades, como na realização de cursos e palestras sobre literatura.

Comissão Provisória de Constituição da ALT
Desde cinco de julho último, a instituição vem sendo administrada por comissão provisória, que neste período elaborou e aprovou Estatuto Social. Regimento Interno, brasão, lema, acadêmicos fundadores da entidade e de suas primeiras 22 cadeiras e elegeu sua primeira diretoria efetiva.
Para isso, buscou e obteve orientação e apoio da entidade madrinha, a Academia Cascavelense de Letras (ACL), de Cascavel, cujo presidente, Antonio de Jesus, irá oficializar a sessão solene de 29 de outubro, com instalação da ALT e posse de seus primeiros acadêmicos e dirigentes efetivos.
A comissão provisória tem a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz ; vice-presidente, Antonio Ruiz Marques; secretária, Neida John Pitt; tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro. A Comissão Especial de Organização da Cerimônia de Instalação da ALT é presidida por Luiz Alberto Martins da Costa e integrada por Helga Ivoní Viezzer e Lucrecia Welter Ribeiro.

Cadeiras, fundadores e patronos
Cadeira 1: fundador poeta Lucas Felipe Batista Bispo, patrono o poeta Vinícius de Morais; Cadeira 2, fundador escritor e poeta Antonio Ruiz Marques, patrono escritor Francisco Xavier; Cadeira 3, fundador professor e jornalista Pitágoras da Silva Barros, patrono escritor e historiador Oscar Silva; Cadeira 4, fundador escritor Bruno Marcos Radunz, patrono escritor Moacyr Scliar; Cadeira 5, fundador escritor, poeta e jornalista Luiz Alberto Martins da Costa, patrono escritor Érico Veríssimo; Cadeira 6, fundador escritor, historiador e publicitário Vítor Beal, patrono padre Antônio Patuí; Cadeira 7, fundador professor e jornalista Valdir José Pagliarini; patrono poeta Carlos Drummond de Andrade; Cadeira 8, fundadora poeta Helga Ivoní Viezzer, patronesse pioneira e escritora Ignez Ruaro; Cadeira 9, fundador professor e escritor Miguel Campos Sepúlveda, patrono escritor Paulo Reglus Neves Freire; Cadeira 10, fundadora poeta Neida John Pitt, patrono escritor Edílio Ferreira; Cadeira 11, fundadora professora e poeta Edy das Graças Braun, patronesse professora e poeta Otília Stédile; Cadeira 12, fundador professor, escritor e historiador Rubens Bragagnollo, patrono escritor Graciliano Ramos; Cadeira 13, fundadora professora e poeta Ana Welter, patrono pioneiro e poeta Reinaldo Steudel; Cadeira 14, fundadora professora e poeta Míriam Krenczynski, patronesse  Irmã Veronica Baby Sawtczuk; Cadeira 15, fundador professor e poeta Luiz Carlos Salamí , patrono poeta Mário Quintana; Cadeira 16, fundador  escritor e historiador Ondy Hélio Niederauer, patrono historiador Wilson Carlos Kuhn; Cadeira 17, fundadora poeta Lucrecia Welter Ribeiro, patrono pioneiro Ivo Welter; Cadeira 18, fundador professor e escritor Marcelo Grondin Nadon, patrono escritor e hstoriador Ruy Christovam Wachowicz; Cadeira 19, fundadora professora e escritora Moema Libera Viezzer, patronesse escritora Deonísia Gonçalves Pinto (Nísia Floresta Brasileira Augusta); Cadeira 20, fundadora professora e poeta Juraide de Fátima Alves Rodrigues, patronesse poeta Helena Kolody; Cadeira  21, fundadora poeta Malgarete Justina Frasson, patronesse poeta Ana Lins do Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina); e Cadeira 22, fundadora professora e escritora Luiza de Sá Moreira, patrono professor e escritor Mílton Santos .

Primeira diretoria da ALT
Eleita em 17 de outubro de 2011, a primeira diretora efetiva da ALT, que será oficialmente empossada neste dia 29 de outubro, com mandato de um ano,  tem a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz; 1º vice-presidente, Luiz Alberto Martins da Costa;  2ª vice-presidente, Helga Ivoní Viezzer; 1ª secretária, Neida John Pitt;  2ª secretária, Juraide de Fátima Alves Rodrigues; 1ª tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro; 2ª tesoureira, Luiza de Sá Moreira; conselheiros de Ética titulares, Antonio Ruiz Marques, Vítor Beal e Valdir José Pagliarini; conselheiros de Ética suplentes, Luiz Carlos Salami, Marcelo Grondin Nadon e Moema Viezzer; oradores, Miguel Campos Sepúlveda e Pitágoras da Silva Barros; declamadoras, Edy das Graças Braun e Malgarete Justina Frasson;  e diretor de Biblioteca, Lucas Felipe Batista Bispo.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29