1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Deputados e organizações de defesa do meio ambiente lançam campanha contra uso dos agrotóxicos

Os deputados Elton Welter, Professor Lemos, Rasca Rodrigues e Dr. Rosinha promovem na próxima segunda-feira (24) uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, para o lançamento da campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida no Estado e lançamento do comitê paranaense contra agrotóxicos.

21/10/2011 - 18:52


Além dos parlamentares, estão confirmadas as presenças do procurador do Ministério Público e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteçãoao Meio Ambinte Saint-Clair Honorato Santos, da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, de Rosa Maria Salaib Wolff,  médica do Trabalho do MTE/RS.,do coordenador da campanha, Darci Frigo, da ONG Terra de Direitos e Roberto Baggio, da Via Campesina.
Segundo o deputado Elton Welter, o Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Quase 1 bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras em 2009, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola. “A campanha pretende abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos,sobre a contaminação dos solos e das águas e denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades.”,diz Welter.
O deputado, que é autor do projeto de lei que prevê incentivos à implantação de um sistema de produção agroecológica na agricultura familiar do Paraná, acredita que é dever do Estado incentivar políticas de estímulo para a adoção dos modos agroecológicos e orgânicos de produção. “Produzir alimentos saudáveis com base em princípios agroecológicos, em pequenas propriedades, com respeito à natureza e aos trabalhadores é a única forma de garantir qualidade de vida para as atuais e futuras gerações”, afirma.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29