O próximo município a receber o evento é Umuarama, no dia 26 de outubro. Os Seminários Regionais já passam por Loanda, Maringá, Cianorte, e ainda percorrerão Altônia, Nova Esperança, Astorga e Campo Mourão. No Paraná, esse é o segundo ano consecutivo da iniciativa, que deve atender em média 20 municípios do Estado no decorrer de 2011. Em todos os municípios, as inscrições são gratuitas e a programação começa a partir das 19h.
Os Seminários Regionais dividem-se em dois momentos. Primeiramente, está programada a apresentação de produtos e de serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas. Em seguida, também está prevista uma rodada de negócios sobre crédito, ou seja, um encontro no qual os empreendedores e empresários agendam um atendimento individualizado com instituições bancárias.
Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a vantagem dos Seminários Regionais é que empreendedores têm à sua disposição diversas instituições reunidas em um único local, o que permite conhecer linhas de crédito que atendam melhor suas demandas, como recursos para investimento ou capital de giro. “É uma grande oportunidade para obter informações precisas que ajudam a planejar investimentos”, afirma.
Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, conta que os Seminários Regionais de Crédito e as Rodadas de Negócios sobre Crédito tiveram resultados positivos, em 2010. “Os gestores precisam de informações para tomarem suas decisões. Assim, os Seminários Regionais foram idealizados para ampliar o conhecimento de empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos, serviços e linhas de crédito ofertadas pelas instituições financeiras convidadas e gerar oportunidades de negócios”, explica Locatelli.
No ano passado, os eventos beneficiaram quase 2 mil pessoas no Estado. Foram realizados em 14 municípios paranaenses, mobilizando 62 profissionais ligados ao Sebrae/PR e 253 profissionais de instituições financeiras. Os Seminários Regionais contaram com a participação de 13 instituições financeiras e 21 cooperativas de crédito singulares. Mais de 450 atendimentos individuais foram realizados.
O coordenador estadual do Sebrae/PR ainda observa que, atualmente, os empresários já estabelecidos ou em início de negócio e também os empreendedores individuais, recém-formalizados, encontram boas alternativas de financiamento em diversas instituições. “As linhas de crédito estão disponíveis em valores que vão de R$ 300, como o microcrédito, até R$ 1 milhão, operações que podem ser realizadas pelo cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, sinaliza.
Umuarama
Em Umuarama, o Seminário Regional de Crédito acontece no dia 26 de outubro, no Sebrae/PR, que fica na Avenida Brasil, 3.404. Inscrições são podem ser feitas pelo telefone (44) 3622-7028. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU) e o Sindicato Empresarial do Comércio de Umuarama e Região são entidades locais apoiadoras.
Adriano Pereira da Silva, consultor do Sebrae/PR em Umuarama, está otimista com o evento, porque se de um lado há grande demanda empresarial por crédito, de outro há diversas instituições financeiras interessadas em prestar serviços. “A captação de recursos pode ser uma alavanca para os empreendimentos, e o evento deve aproximar a oferta da procura.”
Apoio
O Seminário e Rodada de Negócios sobre Crédito são apoiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Bradesco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Noroeste Garantias.
Da Assessoria
Seminários itinerantes de crédito percorrem o noroeste do PR
Orientar empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos e serviços ofertados por instituições financeiras. Esse é o principal objetivo dos Seminários Regionais de Crédito, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais, que percorrerão nove municípios da região noroeste do Paraná nos meses de outubro e novembro.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%