Desta forma visa-se fortalecer a integração regional, propiciar a troca de experiência em metodologia de docência, pesquisa e extensão e de fomentar e consolidar redes temáticas de desenvolvimento em pesquisa.
Cada docente participará da mobilidade por um período de 15 dias para o desenvolvimento das atividades acordadas entre as instituições envolvidas na mobilidade docente.
O período de mobilidade ocorrerá a partir do dia 2 abril de 2012 a 15 de junho de 2012 para o primeiro semestre e de 1 de setembro de 2012 a 16 de novembro de 2012 para o segundo semestre.
Em breve será lançado edital de convocação com as áreas prioritárias das Universidades envolvidas na mobilidade docente.
O Programa
O Programa de Mobilidade Docente foi criado por meio de convênio de cooperação firmado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) entre as Universidades Nacionais do Grande Norte Argentino e as Universidades Estaduais do Estado do Paraná, com a finalidade de promover relações de cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento sustentável e a integração de suas regiões de seus respectivos países, no âmbito do Mercosul.
Desta forma, coube a Unioeste a implementação de um programa de mobilidade docente multilateral, contemplando o envio de um docente da Instituição à Universidade Nacional de Formosa (Argentina) para o desenvolvimento de ações e ou atividades docentes no âmbito da docência, pesquisa e extensão universitária.
Da mesma forma, a Unioeste já recebeu a professora Valeria María Becette do Departamento de Biologia da Universidad Nacional de Chilecito, de La Rioja, Argentina, que participou de diversas atividades desenvolvidas pelo curso de Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel.
A professora convidada conheceu a estrutura e pesquisas desenvolvidas na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (RHESA) da Unioeste e identificou linhas de atuação comuns entre os atores envolvidos visando, possivelmente, o desenvolvimento de trabalhos científicos e tecnológicos relevantes para ambos os Países (Brasil e Argentina) e ministrou curso.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Programa de Mobilidade Docente – Rede Zicosur
Com o objetivo de consolidar a rede Zicozur Universitária como ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participará ativamente do Programa de Mobilidade Docente mediante o intercâmbio de docente com a Universidade Nacional de Assunção (Paraguai) e Universidade Nacional de Catamarca (Argentina) dentro das áreas prioritárias de cada Instituição.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica