Desde o início do ano estão sendo feitas melhorias na infraestrutura da Hemorrede Estadual, compra de equipamentos de alta tecnologia, investindo em recursos humanos com a contratação e capacitação dos profissionais. A portaria 1.737, de 19 de agosto de 2004, do Ministério da Saúde, recomenda que o setor público forneça todo o sangue usado pelo SUS.
Para garantir a quantidade necessária e a qualidade do sangue fornecido, o Hemepar conta com hemocentro coordenador em Curitiba, quatro hemocentros regionais (Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina) e sete hemonúcleos (Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Apucarana). Além disso, a instituição tem instalado unidades de coleta e transfusão de sangue nos municípios de Paranaguá, Irati, União da Vitória, Pato Branco, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã.
Serviços
Além de sensibilizar doadores, coletar e processar o sangue para ser utilizado em transfusão, o Hemepar realiza exames imunohematológicos e de sorologia, fenotipagem, e ainda acompanhamento multiprofissional a portadores de doenças do sangue, como as coagulopatias (hemofilia e Doença de Von Willebrand), talassemia e anemias falciformes. “Nos hemocentros e hemonúcleos pacientes e familiares recebem inclusive acompanhamento psicológico”, destaca o diretor.
Sete unidades do Hemepar estão qualificadas pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) para fornecer plasma de qualidade para produção de hemoderivados (medicamentos produzidos a partir do sangue). Além disso, todas as unidades do Hemepar estão disponíveis para atender, em situações de emergência, hospitais públicos ou privados que não são atendidos pela hemorrede estadual. “O princípio primordial que nos orienta é a preservação da vida”, enfatiza Hatschbach.
O Hemepar fornece hemácias fenotipadas para os bancos de sangue privados, que não realizam este procedimento. “Este é um produto diferenciado, que só o Hemepar oferece no Paraná”, explica o diretor.
Certificação
O Hemocentro Coordenador da Rede Hemepar está prestes a obter a certificação ISO 9001:2008. Esta certificação é um conjunto de normas e diretrizes internacionais que orientam as empresas na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e Biossegurança - SGQ. A expectativa é que até maio do ano que vem o hemocentro já esteja certificado.
Da AE Notícias
GERAL
Hemepar planeja fornecer 100% do sangue usado pelo SUS no PR
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) se prepara para, até 2015, assumir o fornecimento de 100% do sangue usado por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. O Hemepar já responde pelo fornecimento de sangue para 384 hospitais do Estado, suprindo a demanda de 64,4% dos leitos SUS. “Vamos ampliar nosso fornecimento gradativamente, em média 10% ao ano”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 4Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo
- 5Educação abre inscrições para pretensão de vagas em período integral em Cmeis de Toledo



