1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Oportunidades de vendas devem ser criadas, afirmou Machado na primeira atividade da Campanha Natal Encantado

Criar e identificar oportunidades de venda para que os funcionários atendam melhor os seus clientes foi a principal dica do palestrante Cersi Machado. Na noite de ontem (24), Machado conversou com aproximadamente mil colaboradores e associados das empresas que fazem parte do Fundo de Promoções da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) sobre como ser dinâmico e criar demandas nas vendas. Segundo ele, pesquisas apontam que 96% dos clientes insatisfeitos, não reclamam, porém eles contam o fato para outras pessoas ou não retornam à loja.

25/10/2011 - 14:20


Na oportunidade, a Acit apresentou ao público material publicitário da Campanha Natal Encantado. Neste ano serão distribuídos no comércio 1 milhão de cupons. A campanha deve sortear mais de 40 prêmios, entre eles, três carros, mais netbooks, Nintendo Wii, televisores 32 polegadas e vale-compras. Haverá também o concurso cultural, que sorteará uma motocicleta. O lançamento da Campanha Natal Encantado será na próxima segunda-feira (31), às 10h, na Acit.

O palestrante, Cerci Machado, considera a Campanha de Natal a principal oportunidade de vendas do comércio. “Sempre comento que a colheita comercial é no final do ano. O vendedor precisa ampliar o seu poder de influência para que ele seja uma presença marcante. Hoje, as empresas de todo o Brasil já estão planejando suas vendas; elas têm um bom poder de marketing e bons produtos, porém falta presença dos vendedores”.
Segundo o palestrante, o vendedor deve trabalhar a sua aparência, fala, atitudes e, principalmente, aprender a trabalhar em equipe, porque no final de ano aumenta o volume de vendas e a equipe deve aprender a trabalhar em sintonia para o resultado aparecer. “Nesta época é interessante promover oficinas de argumentação de vendas, ou seja, apresentar aos vendedores todas as características de um determinado produto. Assim será possível dele transformar características em benefícios e quando o cliente chegar à empresa estará com um bom argumento”.
Machado destacou que não existem oportunidades de vendas, elas são criadas. “O mercado está aquecido e as pesquisas apontam que vai ser um dos melhores natais”.
O presidente da Acit, Edésio Reichert, destacou que as lojas devem começar a fazer um trabalho visando a ampliação e melhora na venda com a distribuição dos cupons. “Estamos há 60 dias do Natal e o primeiro sorteio da Campanha deve acontecer ainda em novembro”. Neste momento, segundo Edésio, há uma retração nas vendas, porém os lojistas acreditam que a partir da liberação do 13º salário o comércio se recupere significativamente. “O consumidor deve compra, mas com consciência. Neste ano serão distribuídos 1 milhão de cupons e se for preciso vamos imprimir um pouco mais. É um número expressivo se considerarmos que na Campanha do Dia das Crianças tivemos um retorno de 312 mil cupons, o que representou mais de 50% de acréscimo com relação ao ano passado”.
Campanha
O publicitário VBeal – agência responsável pelo desenvolvimento da campanha – Anderson Reffatti, afirmou que, neste ano, vai retornar a Casa do Papai Noel, haverá máquinas de neve, duentes, decorações, papeis noeis na rua. “O Natal Encantado vai ser ótimo. São várias as ações que vão acontecer e aquecer o comércio. A Agência gosta de trabalhar em parceria com a Acit, porque a Agência tem as ideias, mas a Acit cria uma estrutura para que aconteça a Campanha”.
Irregularidades
Com a aproximação do Natal, as vendas devem aquecer o comércio, porém os vendedores devem ter cuidado com a montagem da vitrine. Está dica é do Conciliador do Procon, Francisco Corrêa. Ele explicou que as informações devem estar contidas na etiqueta deve respeitar a Lei de Defesa do Consumidor, que basicamente são: preço à vista, preço a prazo, período do prazo, valor do juro e percentual do juro. “Nós fiscalizamos as vitrines e orientamos o empresário, mas se houver reincidência, o empresário poderá ser multado. Estas informações não são perda de tempo, mas na verdade é ganho de tempo. Ele informa o consumidor e evita que o cliente entre na sua loja somente para solicitar informações, o que pode acumular mais trabalho ao vendedor. Desta forma, quando o cliente entrar na loja é porque está disposto a negociar”.

Sem nome %281144 x 250 px%29