Segundo a coordenadora do Certi do Coopagro, Santina Campos, será realizada uma premiação simbólica, pela força e energia dos idosos em sempre prestigiarem as atividades voltadas à terceira idade. “Como o objetivo não era promover a competição, mas sim a integração entre os grupos, serão premiados com troféus os melhores colocados. No entanto, todos receberão medalha de participação, como forma de reconhecimento. Santina acrescenta que essa foi uma oportunidade dos idosos participarem, como forma de confraternização e lazer. “Podemos comprovar que muitos idosos procuram outros para fazer novas amizades, pois muitos deles vivem sozinhos. Eles procuram nos Certis uma nova família. A Olimpíada proporcionou uma integração e um momento de recreação e lazer”, afirma a coordenadora, destacando ainda que muitos idosos de Toledo não conhecem os Certis ou estão fora dos diversos grupos existentes. “Vivem no município cerca de 12 mil idosos, mas nem todos estão cadastrados nos grupos organizados de Toledo”.
Jogos
Conforme explicou Santina a ideia do projeto não é promover a competição, mas sim o entretenimento e diversão dos idosos. Por isso, os mesmos escolheram as atividades que foram desenvolvidas na Olimpíada.
“Devido à idade e limitações dos idosos foram escolhidas atividades voltadas ao interesse deles, eliminando os esportes convencionais. Há cerca de 30 dias estávamos discutindo com os grupos de Toledo quais jogos eles tinham interesses em participar. Com a união de todas as sugestões foram selecionadas algumas atividades, já desenvolvidas nos centros da terceira idade”, explica Alcídio Pastório, diretor de Assistência Social de Toledo.
Certis
O município conta hoje com duas unidades do Centro de Revitalização da Terceira Idade: uma no Jardim Coopagro e outra na Vila Pioneiro. Os dois centros atendem cerca seis mil idosos, representando metade da população da terceira idade de Toledo.
Os Certis foram fundados em Toledo há quatro anos e desenvolvem atividades da área de saúde, esporte, lazer e turismo, como serviço médico, clínico geral, odontologia, fisioterapia, hidroterapia, enfermagem, ginástica, hidroginástica, oficina do cérebro (que trabalha com a memória), alfabetização, artesanato, informática (também aberta à comunidade, a partir de 10 anos de idade), serviço de assistência social.
Os interessados em participar das atividades desenvolvidas pelos Centros devem entrar em contato com um das unidades e se cadastrar no projeto. Podem se inscrever no programa pessoas a partir dos 50 anos.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Idosos são premiados na I Olimpíada da Terceira Idade de Toledo
Depois de quatro dias de atividades da I Olimpíada da Terceira Idade de Toledo, reunindo mais de 400 idosos, nesta quinta-feira (27), acontece a entrega de medalhas e troféus. Serão premiados os três melhores em cada categoria, além de medalha de participação para todos os idosos. A Olimpíada é um projeto desenvolvido e adaptado pelo Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), a partir de um projeto de lei municipal. Os jogos, compostos por dança; bolãozinho; bocha; canastra; truco; dominó; chutes ao gol e voleibol, começaram na sexta-feira (21), no Certi do Jardim Coopagro e terminaram nesta quarta-feira (26).
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 5Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%