1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledano é medalha de prata no handebol nos Jogos Pan-Americanos

Gustavo Nakamura, o Japa, é outro toledano medalhista no Pan de 2011, que está sendo realizado no México. O atleta, que integra a seleção brasileira que participou da disputa, encerrou a sua participação na segunda-feira com uma medalha de prata.

26/10/2011 - 15:29


Nakamura, que atualmente treina pela Associação Atlética Metodista, de São Bernardo do Campo/SP, começou a praticar handebol em Toledo, freqüentando as escolinhas do município e treinou com o professor Mauro “Pato” Ansolin. Familiares do atleta, que acompanharam a partida pela tevê, lamentaram, assim como ele, a perda do ouro para a Argentina, na final realizada na segunda-feira à noite. A medalha dourada na competição assegurava a vaga da equipe para as Olimpíadas de Londres, em 2012. Com isso, os brasileiros terão mais uma chance, porém disputando a vaga entre os europeus, o que torna a conquista mais difícil. A última vaga será disputada em um pré-olímpico em março do próximo ano.
O Brasil perdeu por um placar de 26 a 23 para a Argentina e tinha condições de ganhar, na opinião do pai do atleta, Jair Cardoso. “A equipe tinha condições de ganhar. O goleiro argentino fez milagres na partida”, disse ele, lamentou a boa atuação do jogador. O atleta, que tinha a sua chegada prevista ao Brasil nesta quarta-feira, 26, terá outros compromissos até o final do ano, como os Jogos Abertos do Interior de São Paulo e as finais da Liga Nacional de Handebol, adiadas por conta da realização dos Jogos Pan-Americanos. Em função disso, o pai, que ainda não conversou com o filho depois da competição, não soube informar se o atleta poderá estar em Toledo neste período. “A sua vinda para cá dependerá da programação de jogos ainda neste ano”, informou Jair, que não vê a hora de abraçar o filho. Se os compromissos forem imediatos, terá que aguardar até o final do ano, quando ele tem presença confirmada nas confraternizações de Natal e Ano Novo.
Integrante da seleção brasileira desde 2001, esta foi a primeira participação de Japa nos Jogos Pan-Americanos.. O jogador ficou fora do Pan de Santo Domingo, em 2003, e das Olimpíadas de Atenas, em 2004, por problemas médicos. No último ciclo olímpico também deu azar. Teve uma torção um mês e meio antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e uma cirurgia no pulso às vésperas das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Com a derrota para a Argentina, o time brasileiro terá que ir ao Pré-Olímpico europeu para tentar uma vaga na repescagem.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29