1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Secretário abre preliminar dos Jogos Abertos em Toledo

O secretário estadual de Esportes do Paraná, Evandro Roman, assegurou nesta quinta-feira (27), em Toledo, que o estado terá uma das maiores competições esportivas, na 54º edição dos Jogos Abertos do Paraná. O município vai sediar o evento de 11 a 20 de novembro e nesta quinta-feira, 27, no auditório do centro de convenções Ismael Sperafico, foi realizada a sessão preliminar de abertura, com a confirmação de 78 municípios.

27/10/2011 - 15:56


“A harmonia entre o poder estadual e o município é muito grande. A todo momento procuramos manter este contato, com o prefeito Schiavinato, com o secretário Mauro, repassando informações do governo e posicionando o estado da situação do município, vistoriando os locais e isso dá uma segurança. Nós teremos uma das maiores competições que o Paraná já teve, com transmissão ao vivo de jogos, isso deverá contribuir para vender para o Brasil todo o potencial do município, numa cidade do interior, como Toledo, porém uma região forte no agronegócio, que mostra também a sua força e organização no esporte”. Toledo, segundo ele, tem a melhor estrutura esportiva pública do estado e uma arena esportiva (ginásio de esportes Alcides Pan) que ficará entre as três melhores do Sul do país, graças aos investimentos feitos. O espaço, totalmente reformado, começa a ser utilizado durante os Jogos Abertos do Paraná.
O secretário de Esportes garantiu que o estado vai promover uma valorização maior dos Jogos Abertos, devolvendo a importância que já teve no passado. Conforme ele, na década de 70 o estado assumiu os Jogos, dando ao evento uma nova dimensão. Nos últimos anos, no entanto, ele foi deixado de lado e a proposta do governo é voltar a investir, tornando mais atrativos os jogos, não só para os atletas como para os municípios sedes. Com isso ele espera que não se repitam situações como a registrada nesta quinta-feira, com a desistência de Pato Branco de sediar a próxima edição dos Japs. A situação deveria ser resolvida ainda na quinta, com a escolha de um entre os quatro candidatos inscritos, bem como a votação da sede dos Japs para 2013.
Para o prefeito de Toledo, os contatos feitos nos últimos meses comprovam uma mudança de atitude do governo do estado com relação aos Jogos Abertos do Paraná. “O secretário de Esportes já esteve em Toledo outras vezes, veio hoje (quinta) estará amanhã (sexta) e o governador Beto Richa já confirmou a sua presença na abertura. Há muito tempo não via este comportamento por parte do estado com relação aos Jogos Abertos do Paraná”, disse o prefeito, confirmando a abertura no dia 11 de novembro, às 18h30min. O horário, inicialmente previsto para as 20h, foi antecipado para se adequar a agenda do governador. Schiavinato pediu o apoio da Associação Comercial e Empresarial para fechar o comércio mais cedo neste dia, possibilitando à população participar da cerimônia, e adiantou que nas escolas municipais as crianças serão liberadas antes para poder acompanhar a cerimônia de abertura.
Ele também destacou a importância do trabalho dos veículos de comunicação e da Paraná Educativa, na transmissão dos jogos, o que deverá contribuir para a divulgação do esporte amador e de conquistas importantes feitas por toledanos, como as quatro medalhas conquistadas por Angélica Kvieczynski (Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi) na ginástica rítmica e da medalha de prata por Gustavo Nakamura, o Japa, no basquetebol, nos Jogos Pan-Americanos do México.
Os atletas também terão o privilégio de utilizar pela primeira vez as novas instalações do ginásio de esportes Alcides Pan, que deverá contar com um momento específico posteriormente para a sua inauguração oficial, além do recém construído Centro Olímpico para as modalidades de GR, karatê e tênis de mesa, entre outras estruturas esportivas.
Para o secretário municipal de Esportes, Mauro Maiorki, a confirmação de 78 municípios para os Jogos não diminuiu de forma alguma a expectativa para os jogos. “Os municípios que desistiram são pequenos com um ou dois atletas. A consistência do evento com certeza será a mesma e estamos preparados para bem receber os visitantes”, assegurou o secretário, ressaltando que os alojamentos já estão preparados e as praças esportivas adequadas para receber os desportistas. Segundo ele, a comunidade local é a maior beneficiada com a promoção, através da possibilidade de acompanhar as diferentes modalidades esportivas, além de faturar com a movimentação extra de pessoas na cidade neste período. Por conta dos jogos, todos os hotéis locais já estão lotados. “Não temos mais vagas. Estamos começando a encaminhar gente para Cascavel”, adiantou o secretário, antecipando o sucesso do evento.

Próximas edições
O município de Cascavel foi escolhido como sede dos Jogos Abertos do Paraná em 2013. O município foi o único inscrito para sediar a final da competição e a confirmação foi feita na quinta-feira, durante a sessão preliminar dos Jogos Abertos do Paraná. Com a desistência de Pato Branco de organizar a final de 2012, a Paraná Esportes deverá escolher o novo município sede entre os quatro que manifestaram interesse.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29