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GERAL

Workshop prepara empresas para vendas de fim de ano

Preparar as empresas para as vendas de fim de ano, fornecer subsídios cadastral e jurídico para a realização de negociações seguras, além de dar dicas e orientar sobre estratégicas de marketing. Este foi o objetivo do Workshop de Preparação para o Natal, promovido gratuitamente pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) às empresas do Fundo de Promoções, na noite de quinta-feira (27), com a participação de mais de 100 pessoas, entre eles, gerentes, crediaristas, vendedores e atendentes.

28/10/2011 - 14:12


O workshop foi dividido em três módulos. O agente comercial da Associação Comercial do Paraná (ACP), Hercílio Tadeu Coelho, abordou sobre a importância das consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito ao fornecer crédito, do registro de inadimplentes e opções de consultas do SCPC.
Segundo ele, a inadimplência aumentou expressivamente nos últimos anos e as empresas precisam se precaver. Para se ter ideia, no ano passado, de cada 100 pessoas, em média 29 estavam inadimplentes. Neste ano, 34 de cada 100 estão em débito. “O que acaba acontecendo em função da amizade de comerciante e cliente, é que não se consulta e então, ocorrem os problemas. Estas medidas são fundamentais para vendas seguras e recebimento dos pagamentos”, diz.
O assessor jurídico da Acit, Ruy Fonsatti Jr, orientou sobre as formas de recebimento de dívidas por meio da Câmara de Mediação e Arbitragem e agilidade do processo. Abordou também sobre o Código de Defesa do Consumidor, direitos e deveres do consumidor e lojista, trocas de produtos, identificação de preços dos produtos nas vitrines, entre outros aspectos.
“Persistem muitas dúvidas com relação à disposição de preços dos produtos nas vitrines. Há um bom tempo o Procon fez orientações e os lojistas devem se adequar às normas. Se houver fiscalização, e não havendo a conformidade, o órgão pode notificar e multar a empresa”, ressalta o advogado.

Marketing
Como potencializar as ferramentas de marketing e adotar estratégias para vender mais e fidelizar os clientes. Este módulo do workshop foi aplicado pela jornalista Michele Matsuo, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR).
Segundo ela, a Acit vem desenvolvendo campanhas promocionais de Natal cada vez melhores e as empresas precisam aproveitar todas as ferramentas disponibilizadas. “É preciso antecipar os preparativos, organizar a loja, criar o clima, porque daqui a pouco, o Natal está aí. E esta é a melhor época para fidelizar o cliente, ou afastá-lo de uma vez por todas. A ordem é também utilizar bem e divulgar a campanha promocional, fixar na mente do cliente as oportunidades de ganhar prêmios e desta forma, alcançar melhores resultados”, destaca Michele.

Da Assessoria

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