Casa de not%c3%adcias 1144x150

Mortalidade infantil, até o terceiro trimestre, já supera o índice de 2010

A Secretaria de Saúde apresentou os dados do desempenho do setor no trimestre de julho a setembro na noite de quinta-feira (28), na Câmara Municipal. No terceiro trimestre, o dado preocupante é o crescimento do índice da mortalidade infantil. No terceiro trimestre de 2010, este índice representou cerca de 6% e, no mesmo período, deste ano, o índice fechou em 10%. Enquanto no ano passado, o índice de mortalidade infantil chegou a 8,7%. O percentual se refere a cada mil nascidos vivos.

28/10/2011 - 16:21


De acordo com a secretária de saúde, Denise Liell, o indicador teve uma crescente, o que preocupa a Secretaria, pois segundo ela, o Município possui uma série histórica de redução. “Precisamos vigiar para que isso não aconteça. Entretanto, este aumento está associado à adolescência, parto prematuro e tivemos situações em que problemas de formação fetal levaram a óbito e são situações que não tem como prevenir”.

O relatório ainda apresentou uma diminuição no número de nascidos residentes em Toledo em comparação ao segundo trimestre. Neste trimestre foram 419 nascidos e no segundo 438. E a opção pelo parto cesário é mais que o dobro em relação ao número de partos normais. Enquanto, o primeiro representa 71,6% do total de partos. O segundo representa apenas 28,4%.

Serviços

Conforme o relatório da Secretaria de Saúde com relação aos índices do terceiro trimestre, deste ano, aumentou os serviços oferecidos nas unidades de saúde. Neste trimestre foram realizados 8.342 exames de raio-x. O índice é maior que no primeiro e segundo trimestre: 7.089 e 7.611 respectivamente. O relatório ainda apresentou aumento nos exames especializados, os quais totalizaram 9.696. No segundo trimestre foram 6.652 exames e no primeiro 4.602 procedimentos.

No entanto, de acordo com o relatório, houve uma diminuição nos exames laboratoriais (53.757). No segundo trimestre foram 54.429 e no primeiro 45.450.

Também houve queda na realização de pequenas cirurgias. Neste trimestre foram realizadas 446. Por sua vez, no segundo trimestre foram 533 e no primeiro 273.

Prevenção

Ao ser questionado sobre o índice de realização do preventivo de câncer, Denise relatou que este indicador a cada trimestre tem melhorado. “A busca está aumentando com relação aos preventivos realizados por convênio. Em torno de 30% das mulheres fazem o seu preventivo no convênio ou no privado, porém o dado é analisado baseado na população de um modo geral e estamos em uma parceria com as empresas coletando preventivos nas Unidades Básicas de Saúde e empresas”.

Especialidades

Com relação a fila de exames de especialidades, Denise destacou que há duas áreas que precisam de investimentos, são elas: endócrino e vascular. De acordo com a secretária de saúde, no próximo trimestre será reorganizado o sistema com relação ao espaço físico da Secretaria de Saúde, do Departamento de Saúde Mental e Central de Especialidades. “A fila tem se mantido e, no final do ano, há dificuldade devido o orçamento do Município, no entanto, a Secretaria está tentando mediar esta situação”.

Recursos

No último trimestre – julho, agosto e setembro – segundo o relatório, houve uma elevação na aplicação de recursos, próprios e do governo Federal, os quais chegaram 19,47% da receita. Com relação ao ano passado, o índice somou 19,69%; em 2009, 19,15%; em 2008, 17,28%; em 2007, 16,19% e em 2006, 17,98%. A secretária de saúde, Denise Liell, avaliou que o investimento realizado pelo Município está aumentando com a busca de recursos junto ao Governo Federal. “Isto se deve as ações da Secretaria que estão dando resultados. O investimento em saúde é crescente e a demanda também, porque a procura é diária. No entanto, o financiamento ainda é um problema, apesar do recurso ser cada vez mais maior.

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29