De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes, a oficialização do “Outubro Rosa” mostra o compromisso da secretaria com as políticas voltadas para a saúde da mulher. “Neste governo, além das campanhas de mobilização e informação sobre o câncer de mama, estamos nos preparando para organizar quatro centros de diagnóstico digital”, disse. Criados com o objetivo de conferir mais eficáciaa aos exames, os centros serão instalados em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Durante o “Outubro Rosa”, o poder público, em cooperação com a iniciativa privada e entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas, priorizando afecções ginecológicas mais comuns, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do câncer ginecológico (útero e mama). Também serão realizadas discussões para a elaboração de políticas para acompanhamento psicológico pré e pós-trauma.
Prevenção
Neste mês, a Secretaria da Saúde distribuiu panfletos com orientações sobre a prevenção do câncer de mama para as 22 Regionais de Saúde e os 399 municípios paranaenses. Em Irati, a direção da 4ª Regional de Saúde organizou uma campanha interna de prevenção de câncer de colo de útero e mama.
Da AE Notícias
GERAL
Lei oficializa “Outubro Rosa” no Paraná
O mês de outubro passará a ser dedicado, no Paraná, à realização de ações preventivas que assegurem a integridade da saúde da mulher. A lei que institui oficialmente o “Outubro Rosa” foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada esta semana pelo governador Beto Richa.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


