Os fortes ventos derrubaram árvores e galhos sobre a rede elétrica e provocaram a quebra de centenas de postes e também o rompimento de cabos de baixa e alta tensão. Três torres da linha de transmissão de 138 mil voltas que abastece o município de Santa Helena foram derrubadas por ventos superiores a 100 km horários, desencadeando de imediato uma operação de urgência para construir estruturas novas até quarta-feira. Das cerca de mil ocorrências registradas pela Copel ao longo do sábado, mais de duzentas delas sinalizavam a existência de postes quebrados e cabos rompidos principalmente nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Medianeira, Matelândia, São Pedro do Iguaçu, Diamante do Oeste, Toledo e Santa Helena. Como houve muitos danos físicos em centenas de pontos na rede elétrica, o trabalho de recuperação do sistema é mais complexo e também mais demorado, segundo a Companhia. Em Santa Helena, por exemplo, trechos inteiros de redes como o que atende Vila Moreninha presam ser reconstruídos, depois da queda de 36 postes em sequência. A linha de São Pedro do Iguaçu também perdeu 15 postes nas mesmas circunstâncias.
Após um pico de quase 300 mil consumidores interrompidos no auge da tempestade, ainda restavam no final da manhã deste domingo, em toda a região, cerca de 20 mil domicílios sem energia elétrica. A operação emergencial da Copel continuará até o restabelecimento total dos serviços.
Da Assessoria
GERAL
Temporal avaria redes da Copel no Oeste
Mais de duzentas equipes de emergência da Copel continuavam mobilizadas neste domingo (30) para recompor o sistema de distribuição de energia elétrica da companhia, severamente danificado durante a passagem da tempestade que varreu acosta Oeste a partir do final da manhã de sábado.
Mais lidas
- 1Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 2Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT
- 3Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 4Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 5Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



