Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Soluções do Sebrae ultrapassam fronteiras e beneficiam empreendedores da América Latina

Doze empresas ligadas à Cooperativa Agrícola Ruiz de Montoya, na província de Misiones, Argentina, e 20 empresas de Assunção a capital do Paraguai, foram as primeiras em território estrangeiro a concluírem, em outubro, dois importantes programas de capacitação adaptados às suas realidades pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequena Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL).

31/10/2011 - 13:11


Os empresários da Argentina formaram-se no Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ). Com duração média de 12 meses, o PSGQ propõe um sistema baseado no gerenciamento de processos, monitoramento e avaliação de resultados. O conteúdo divide-se em cinco módulos: “Fundamento da Excelência”, “D´Olho na Qualidade”, “Parcerias Eficazes”, “Processos” e “Visão Estratégica”.  Os participantes aprendem, entre outros assuntos, a combater o desperdício e desenvolvem competências para pensar o negócio em longo prazo.
A concretização da transferência da solução foi possível na Argentina, graças ao processo cooperação com o Parque Tecnológico Misiones (PTMi) e, no Paraguai, à parceira firmada com o Centro de Información y Recursos para el Desarrollo (CIRD).
Para o consultor do Sebrae CDT-AL, Augusto Stein, que supervisou e acompanhou todo o processo de transferência da metodologia na Argentina, o sucesso da proposta deve-se à dedicação dos aliados, que conduziram efetivamente as turmas, e das empresas atendidas. “Apesar de essa não ser a primeira ação de transferência de metodologia, foi um caso de uso de um produto de longa duração e complexidade. O PSGQ exigiu muito dos empresários. Além dos encontros, foram estimulados a transmitir os conhecimentos para suas equipes e os excelentes resultados mostram que houve bastante comprometimento, tanto dos participantes, quantos dos instrutores”, avaliou.
Na Argentina, além da primeira turma formada, há outras quatro em processo de conclusão do PSGQ. No Paraguai, mais um grupo passa pelo treinamento. “A formação dessa primeira turma nos dá certeza de que o processo de cooperação ocorreu conforme o planejado. Isso mostra que a metodologia é útil também para aqueles empresários e  que o processo de adaptação foi bem-sucedido”, frisa Augusto Stein.
O consultor destaca ainda que a parceria entre o Sebrae CDT-AL e o PTMi foi vantajosa para os empresários daquele país, que residem na região norte e puderam acessar soluções de alto nível.
Ao passar pelo Programa Internacional de Educação Empresarial (PSGE), os empresários paraguaios associados à Cámara de Distribuidores de Automotores y Maquinarias (CADAM) aprimoraram a competência para elaborar um modelo de gestão de vendas a partir do planejamento e ação comercial da empresa.
Para o consultor do Sebrae CDT-AL, Luiz Antonio Rolim de Moura, os benefícios da cooperação transfronteiriça vão além das capacitações.  “Estamos muito satisfeitos com o retorno positivo da transferência de tecnologias. Além dos treinamentos, ocorreram diálogos empresariais produtivos entre empreendedores brasileiros e os dos países da fronteira que permitiram aproximação e discussões sobre as oportunidades de negócios conjuntos”, observa. O consultor estima que nos últimos três anos, os encontros tenham atingido mais de 600 empresários.
Rolim de Moura destaca que a adaptação da metodologia do PSGQ e PSGE levou em conta fatores como a questão cultural, idioma e ambiente empresarial local. Segundo ele o período de adequação durou um ano e meio. “Fizemos uma profunda leitura cultural, o que permitiu que o material estivesse de acordo com a realidade dos empresários dos países-alvo. Além de adaptar os Programas ao idioma também nos preocupamos em fazer com que o conteúdo fizesse sentido para eles”, comenta.
O Sebrae CDT-AL é um projeto do Sebrae Nacional, operacionalizado pelo Sebrae/PR e instalado em Foz do Iguaçu, Paraná, na sede do Parque Tecnológico Itaipu. Tem como objetivo capacitar empreendedores-chave envolvidos em projetos de instituições parceiras com atuação transfronteiriça, desenvolvendo e apoiando atividades que gerem oportunidades de negócios internacionais para as micro e pequenas empresas.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px