Em novembro, a ação também percorrerá os municípios de Nova Esperança, Astorga e Campo Mourão, nos dias 28, 29 e 30, respectivamente. De acordo com o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a vantagem dos Seminários Regionais é que empreendedores e empresários têm à sua disposição diversas instituições reunidas em um único local, o que permite conhecer linhas de crédito que atendam melhor suas demandas.
Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, informa que, em todo o Paraná, já foram realizados 15 seminários. “Os resultados são positivos porque têm atendido os objetivos de levar informações sobre linhas de crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, e ampliar o canal de relacionamento entre empresários e instituições financeiras”, afirma.
O coordenador estadual do Sebrae/PR destaca ainda a participação das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), consideradas como uma inovação no processo de captação de recursos financeiros, e das Cooperativas de Crédito, que oferecem linhas em condições especiais. Locatelli Junior também ressalta os microcréditos do Programa Crescer, do Governo Federal, operacionalizado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal (CEF).
“Outro produto atrativo é o cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), porque oferece condições extremamente favoráveis aos empresários”, cita Locatelli Junior. O consultor reforça a importância dos empresários tomarem conhecimento das alternativas de financiamento disponíveis em diversas instituições, como BNDES, Agência de Fomento do Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O empresário Clemilson Roberto Correia participou do evento, em Maringá, e já conseguiu identificar uma opção adequada para o seu negócio. Há 17 anos no mercado de softwares, ele precisa de recursos para investir no empreendimento. “O evento já rendeu bons frutos, porque estou em fase de análise de uma linha de crédito. Para mim, foi produtivo, já que facilitou o relacionamento com instituições financeiras e me inteirei de produtos e serviços que, inclusive, desconhecia”, frisa.
Maria Aparecida Rocha de Almeida, empresária há 13 anos no mercado de indústria e comércio de doces, em Umuarama, também ficou satisfeita com o evento. Atualmente, ela planeja aumentar a produção e, para saber investir, sem endividar-se, realiza capacitações do Sebrae/PR. “No Seminário Regional, passei a conhecer muitas instituições financeiras e linhas de crédito. Agora, vou analisar as opções”, comenta Maria Almeida.
Seminários
Os Seminários Regionais dividem-se em dois momentos. Primeiramente, é realizada a apresentação de produtos e de serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. Em seguida, acontece uma rodada de negócios, no qual os participantes recebem atendimento individualizado com instituições bancárias.
No Paraná, esse é o segundo ano consecutivo da iniciativa, que percorrerá, ao todo, 20 municípios. Na região noroeste, já foram realizados seis Seminários Regionais, que beneficiaram mais de 500 pessoas, mobilizando cerca de 150 profissionais de instituições financeiras e 100 atendimentos individuais. Em todo o Estado, até o final de outubro, já foram contabilizados 15 eventos, 1.380 participantes e 280 atendimentos.
O Seminário e Rodada de Negócios sobre Crédito são apoiados pelo BNDES, CEF, Banco do Brasil (BB), Bradesco, BRDE, Agência de Fomento do Paraná, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Noroeste Garantias. Em todos os municípios, as inscrições são gratuitas e a programação começa a partir das 19h. Mais informações podem ser obtidas em um dos escritórios do Sebrae/PR.
Da Assessoria