Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Servidores da Emdur ganham plano de cargos e salários

Os servidores da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) têm um plano próprio de cargos e salários. A lei foi assinada nesta segunda-feira (31), pelo prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, e estabelece um plano próprio para os servidores, atendendo a uma reivindicação da categoria.

31/10/2011 - 14:37


“Foi contratada uma empresa, que fez uma equiparação salarial com a iniciativa privada e os servidores poderão ter melhorias salariais a partir das avaliações periódicas e progressões por qualificação”, informa a diretora financeira da Emdur, Irene Silva. O plano acarretará um impacto financeiro na folha de 9,7%. O documento foi assinado pelo prefeito na segunda-feira pela manhã, com a presença do diretor superintendente da Emdur, Waldir Fabrício dos Santos, secretários e assessores municipais, demais integrantes da diretoria da Emdur e funcionários da empresa, que hoje soma 250 funcionários.
O prefeito de Toledo avaliou que o plano é uma conquista muito importante dos servidores da empresa, que não encontra similar na iniciativa privada. Segundo ele, a Emdur tem características próprias, que não permite a geração de lucros excessivos e nem prejuízos. “Se os lucros forem muito expressivos isso significa que a empresa está cobrando muito pelos serviços. Se, ao contrário, houver prejuízo, é porque a administração não está sendo feita adequadamente”, comentou o prefeito, ressaltando que pelas dificuldades para o seu funcionamento são muito poucos os municípios que tem uma empresa como esta. A Emdur presta serviços para a prefeitura e tem que seguir as mesmas normas que outros órgãos públicos, o que a impede de contratações diretas, como ocorre na iniciativa privada. “Para adquirir uma peça, a Emdur precisa fazer uma licitação. Ela não pode comprar direto e nem vender uma peça usada como entrada para a compra de outro produto, como ocorre na iniciativa privada”, exemplifica o prefeito.
Para ele, a empresa está sendo muito bem administrada, mesmo tendo assumido um débito do período em que as atividades foram suspensas por dificuldades administrativas na prefeitura de Toledo. A dívida com tributos atrasados foi parcelada e deverá ser quitada pelos próximos 15 anos. Conforme o prefeito, a situação da empresa é regular, com a prestação de serviços de qualidade mediante o pagamento de um preço justo, o que permitiu a execução de vários serviços para a administração municipal nos últimos anos, como 174 quilômetros de pavimentação rural, além de investimentos em pavimentação asfaltica, galerias, entre outras obras na área urbana. O prefeito agradeceu à direção da empresa pelo excelente trabalho e o apoio dos vereadores, na implantação do plano de cargos e salários que, depois de amplamente discutido, foi transformado em lei e deverá ser implementado.
Para Gilmei Zancheta, vice-presidente, e André Renato, tesoureiro, do Sindicato dos Servidores da Emdur, o plano de cargos e salários deverá trazer benefícios para os servidores, com a recuperação dos salários e avanços por tempo de serviço e qualificação. Segundo eles, a implantação do plano era uma reivindicação antiga e que deverá trazer vários benefícios. Para eles, embora alguns servidores mostrem-se descontentes, o plano é um primeiro passo para outros que eles pretendem pleitear, como o aumento do percentual de acréscimo nas progressões, hoje de 1,5%. “Não podemos querer reparar em um mês, perdas de 25 anos. O plano é um grande avanço, mas vamos continuar trabalhando para melhorá-lo ainda mais”, afirmam eles.

Da Assessoria - Toledo

C%c3%b3pia de web banner 550x250px