Na segunda-feira, várias famílias estiveram no programa Agenda Aberta e foram informados das ações que serão realizadas e de uma audiência pública que seria realizada à noite, no auditório da prefeitura, a partir das 19h. Técnicos da prefeitura e da Emdur percorreram as principais ruas alagadas e discutiram ações que serão executadas em Toledo, visando evitar novos prejuízos, especialmente na região do Fachini, Gisela, César Parque, Santa Maria, entre outros locais, onde o volume de água que invadiu residências foi maior. O prefeito anunciou que serão feitos investimentos na construção de galerias e recuperação de bueiros, além de destinados recursos para ressarcimento de danos. Ele colocou a assessoria jurídica à disposição para orientação dos contribuintes, que deverão encaminhar os pedidos de ressarcimento através da Justiça de Pequenas Causas, mediante comprovação de perdas.
Conforme o prefeito, das 40 mil casas existentes em Toledo, cerca de 30 casas foram atingidas e vão exigir ações mais pontuais. O prefeito também destacou que o município vai ampliar a fiscalização e fazer a demolição de áreas construídas irregularmente, que não respeitam o limite de impermeabilização do solo. Algumas ações mais emergenciais serão feitas agora, evitando riscos de novas ocorrências, enquanto outras mais complexas deverão aguardar o orçamento do próximo ano.
O Simepar, que tem uma estação meteorológica em Toledo, apontou ventos de 50 quilômetros por hora em Toledo, próximo à estação meteorológica, e um índice de chuvas durante o dia de 120,4 milímetros. Em uma hora, das 13h às 14h, quando foi registrado o pico mais intenso, foram 82,8 milímetros por hora. A média de chuvas em outubro, na região, segundo o meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, é de 170 a 200 milímetros.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Chuva em Toledo em um dia correspondeu a mais da metade da média de um mês
Em apenas um dia, a maior parte em apenas uma hora, choveu mais do que a metade da precipitação pluviométrica média para este período na região Oeste do Paraná. Os dados são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e indicam a ocorrência de 120,4 milímetros de chuva no sábado, 29, em Toledo. Deste total, das 13 às 14h, o registro foi de 82,8 milímetros, no período mais intenso de chuvas, que provocou alagamentos em vários bairros da cidade. A água, misturada com muita lama e outros entulhos, invadiu casas, derrubou muros e provocou danos aos seus proprietários.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 5Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%