Na segunda-feira, várias famílias estiveram no programa Agenda Aberta e foram informados das ações que serão realizadas e de uma audiência pública que seria realizada à noite, no auditório da prefeitura, a partir das 19h. Técnicos da prefeitura e da Emdur percorreram as principais ruas alagadas e discutiram ações que serão executadas em Toledo, visando evitar novos prejuízos, especialmente na região do Fachini, Gisela, César Parque, Santa Maria, entre outros locais, onde o volume de água que invadiu residências foi maior. O prefeito anunciou que serão feitos investimentos na construção de galerias e recuperação de bueiros, além de destinados recursos para ressarcimento de danos. Ele colocou a assessoria jurídica à disposição para orientação dos contribuintes, que deverão encaminhar os pedidos de ressarcimento através da Justiça de Pequenas Causas, mediante comprovação de perdas.
Conforme o prefeito, das 40 mil casas existentes em Toledo, cerca de 30 casas foram atingidas e vão exigir ações mais pontuais. O prefeito também destacou que o município vai ampliar a fiscalização e fazer a demolição de áreas construídas irregularmente, que não respeitam o limite de impermeabilização do solo. Algumas ações mais emergenciais serão feitas agora, evitando riscos de novas ocorrências, enquanto outras mais complexas deverão aguardar o orçamento do próximo ano.
O Simepar, que tem uma estação meteorológica em Toledo, apontou ventos de 50 quilômetros por hora em Toledo, próximo à estação meteorológica, e um índice de chuvas durante o dia de 120,4 milímetros. Em uma hora, das 13h às 14h, quando foi registrado o pico mais intenso, foram 82,8 milímetros por hora. A média de chuvas em outubro, na região, segundo o meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, é de 170 a 200 milímetros.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Chuva em Toledo em um dia correspondeu a mais da metade da média de um mês
Em apenas um dia, a maior parte em apenas uma hora, choveu mais do que a metade da precipitação pluviométrica média para este período na região Oeste do Paraná. Os dados são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e indicam a ocorrência de 120,4 milímetros de chuva no sábado, 29, em Toledo. Deste total, das 13 às 14h, o registro foi de 82,8 milímetros, no período mais intenso de chuvas, que provocou alagamentos em vários bairros da cidade. A água, misturada com muita lama e outros entulhos, invadiu casas, derrubou muros e provocou danos aos seus proprietários.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica