Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Especialista em administração inspira empresários em Cascavel

Cerca de 150 empreendedores e empresários reuniram-se na última sexta-feira, dia 28, em Cascavel, para assistir à palestra-magna em comemoração a Semana da Pequena Empresa, promovida pelo Sebrae/PR em todo o Estado. Marco Aurélio Vianna, mais conhecido como Professor Vianna, falou sobre cenários econômicos atuais e o modo como influenciam as micro e pequenas empresas.

01/11/2011 - 11:47


“A massa de conhecimento e tecnologia dobra a cada ano. Se o empresário não se atualizar ou não promover respostas às mudanças, tende a ficar defasado no mercado”, declarou o professor, escritor e uma das personalidades mais requisitadas em matéria de administração no Brasil. Para Vianna, as estratégias do passado não garantem sucesso nos projetos futuros. É preciso inovação permanente.
“O empresário tem que promover encontros constantes com os principais líderes da empresa para repensar estratégias de acordo com o que acontece de novo. Perguntas como ‘o que mudou?’, ‘no que a mudança interfere no meu negócio?’ e ‘o que eu posso fazer para dar resposta a essa mudança?’, devem fazer parte da pauta das reuniões”, exemplificou o palestrante.
A percepção das mudanças pode até causar certo estranhamento para o empresário, mas, segundo Marco Aurélio Vianna, é necessário fazer a reflexão. “Se o mundo está diferente, ‘de cabeça pra baixo’, o empresário tem duas alternativas: ou não se atém às mudanças, fica como está e perde mercado; ou segue em frente e se adapta ao mundo novo para ter sucesso.”
O empresário de sucesso, na opinião do palestrante, é aquele que tem paixão pelo que faz. “Costumo dizer que não adianta ser feliz e falido, nem competitivo e neurótico. A grande missão do empresário é fazer da empresa um lócus de felicidade, para o gestor, para a equipe, para o cliente e a comunidade”, disse Professor Vianna no encontro em Cascavel. “O lucro é um subproduto de coisas bem feitas.”
As micro e pequenas empresas, enfatizou Professor Vianna, têm melhores condições de se adequar às mudanças, visto que têm contato direto com o cliente e podem entender o que procuram. “Converse com o seu cliente. Pergunte o que ele precisa e o que ele vê em seus concorrentes. Assuma o papel de liderança e incentive sua equipe a trabalhar com paixão. Observe o mundo em sua volta e traga as informações em benefício ao seu negócio”, ilustrou o palestrante.
Uma empresa, na avaliação de Marco Aurélio Vianna, é uma interação entre seres humanos. “O empresário bem-sucedido valoriza os seres humanos. Não tem medo de usar o sexto sentido, pois conhece o mercado, trabalha com paixão e comprometimento”, disse Professor Vianna, propondo aos participantes um “exame de consciência”, para avaliar se agem como empresários de sucesso.
“Mais do que apresentar números, meu objetivo é dar força para que vocês reflitam sobre os seus negócios, se estão felizes e realizados e se a empresa está conseguindo proporcionar esse sentimento nos outros”, declarou. “Tenham em mente que a empresa é uma oportunidade de cumprir a missão divina de vocês, que é produzir felicidade”, aconselhou.

Aprendizado
A maioria do público que compareceu à palestra de Vianna, em Cascavel, era de empresários. Entretanto, estudantes e colaboradores de empresas também estiveram presentes. Os irmãos Simone e Sérgio de Souza, de Toledo, não perderam a oportunidade de conhecer ao vivo o conferencista, uma vez que já conheciam alguns de seus livros.
“Valeu a pena sair do trabalho e viajar até Cascavel para ouvir o Professor Vianna. Já li três de seus livros e saio hoje daqui, cheia de inspiração”, argumentou Simone de Souza. “Nossa ideia é abrir um negócio próprio no segmento de prestação de serviços para a construção civil. Um dos requisitos mostrados na palestra já temos, que é a paixão pelo setor”, resumiram os irmãos empreendedores.
O empresário de Cascavel, João Cezar Godinho, que administra um pequeno negócio de produção de temperos desde 2003 no município, contou que foi à palestra para achar ainda mais inspiração para gerenciar o seu negócio. “Mesmo que a empresa já esteja estabelecida no mercado, sinto que precisamos buscar sempre mais. O grande desafio, nessa fase, é continuar crescendo”, comentou.
No caso de Josiane de Souza, que administra a empresa de peças da família em Cascavel, a participação na palestra teve dois objetivos, pessoal e profissional. “Me formei em Administração e comecei a gerenciar a parte financeira da empresa do meu pai. Vim para aprender a melhorar o que faço e, ainda, aproveitar o conhecimento repassado pelo palestrante para o mestrado que pretendo fazer”, afirmou.

Semana
A quinta edição da Semana da Pequena Empresa, que aconteceu em todo o Paraná, trouxe como mote “Uma semana estratégica para seus negócios”. Atualmente, é um evento bianual que tem como objetivos divulgar a importância do empreendedorismo e das pequenas empresas, assim como apresentar e disseminar as soluções do Sebrae/PR.
A programação começou com palestra-magna em Curitiba (24/10), seguiu em Maringá (25/10), Londrina (26/10), Pato Branco (27/10) e Cascavel (28/10); e também contou com palestras online, nos dias 26 e 27 de outubro. Em Cascavel, reforçou a consultora do Sebrae/PR, Elisangela Rosa, o conhecimento e experiência de Marco Aurélio Vianna serviram de inspiração para os participantes da palestra-magna.
“A vinda do Professor Vianna foi um presente para o empresariado da região que pode conhecer melhor os cenários atuais que interferem diretamente no desenvolvimento de suas empresas. Além de programações especiais como essa, o Sebrae/PR está de portas abertas para atender e auxiliar os gestores de pequenos negócios no crescimento de suas empresas”, frisou a consultora.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29