Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Semana da Pequena Empresa mobiliza quase 3 mil empreendedores e empresários no PR

Quase 3 mil empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas participaram das palestras presenciais e online realizadas durante a Semana da Pequena Empresa, uma iniciativa do Sebrae/PR, de 24 a 28 de outubro. Em sua quinta edição, o evento reuniu especialistas, de renome nacional, em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Pato Branco.

01/11/2011 - 13:36


Com o mote “Uma semana estratégica para seus negócios”, o Sebrae/PR convidou o alpinista Waldemar Niclevicz; o conferencista Carlos Hilsdorf; o professor Marco Aurélio Vianna; e o vendedor Ciro Bottini, para avaliarem, a partir de suas experiências, o empreendedorismo, o mercado e o comportamento, variáveis que influenciam o dia a dia dos pequenos negócios.
As inscrições para as palestras-magnas foram gratuitas e o Sebrae/PR pediu aos empreendedores e empresários a doação de um quilo de alimento não-perecível. Nos cinco dias da Semana da Pequena Empresa, foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos, que já foram doados para instituições que apoiam causas sociais, nas cidades que sediaram as palestras-magna.
Waldemar Nicleviz, em Curitiba, atraiu cerca de 500 empreendedores, totalizando 350 quilos de alimentos arrecadados. Em Maringá, Carlos Hilsdorf reuniu cerca de 200 participantes (130 quilos); em Londrina, Professor Vianna, 300 participantes (400 quilos); em Pato Branco, Ciro Bottini mobilizou mais de 1,1 mil participantes (1 tonelada) e, em Cascavel, a palestra do Professor Vianna contou com a presença de 150 participantes (100 quilos).
A realização de palestras online, novidade desta edição, foi um sucesso. Mais de 500 empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas participaram de dois seminários pela web. O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, falou sobre “Harvard para pequenas empresas”. E o consultor credenciado do Sebrae/PR, André Ott, sobre “Por que sua empresa deve estar na internet”.
“A Semana da Pequena Empresa é um evento feito para mostrar a importância da informação e do conhecimento no mundo corporativo”, assinala Allan Marcelo de Campos Costa. Hoje, lembra o diretor-superintendente do Sebrae/PR, um a cada quatro empreendimentos fecha as portas antes dos dois primeiros anos de vida, devido à falta de orientação e de informação técnica adequada.
Eventos como a Semana da Pequena Empresa ajudam, na sua avaliação, a melhorar a qualidade tanto do planejamento como da gestão das micro e pequenas empresas. “O Sebrae/PR é a Casa do Empreendedorismo e tem como missão auxiliar as micro e pequenas empresas a serem sustentáveis e competitivas”, assinala o diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Semana
Instituída pela primeira vez em 2006, a Semana da Pequena Empresa é, atualmente, um evento bianual que tem como objetivos divulgar a importância do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, assim como apresentar e disseminar as soluções do Sebrae/PR.
A iniciativa também comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, instituído no dia 5 de outubro. A data foi instituída simbolicamente para marcar o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (legislação em favor dos pequenos negócios), em 5 de outubro de 1999.

Força
No Paraná, o Sebrae/PR trabalha com um universo de 450 a 500 mil micro e pequenas empresas formais, de acordo com a RAIS 2010. O Estado possui também cerca de 80 mil empreendedores individuais, e 450 mil informais.
No Brasil, são 6 milhões de micro e pequenas empresas, 1,5 milhão de empreendedores individuais e 10 milhões de informais. As micro e pequenas empresas respondem por 99% das empresas formais e 60% dos empregos com carteira assinada.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29