“O objetivo do chá é promover uma interação entre os alunos do curso e os idosos da comunidade”, explica a coordenadora do curso técnico, Flávia Cristina, “Se trata de um curso novo e a população está aderindo bem, há muita procura pelo profissional cuidador de idoso, mas ainda falta a percepção do papel desse profissional dentro da sociedade, algo que aos poucos está sendo superado”, comenta.
De acordo com Flávia, o curso de cuidados com a pessoa idosa tem duração de 18 meses e proporciona uma qualificação adequada para os cuidados diários necessários na terceira idade. Atualmente, funciona no Colégio Dario Vellozo uma turma com 23 alunos.
Para a cursista Solange Schiavo, participar do curso é adquirir conhecimentos importantes para a própria vida. “Eu já tenho 54 anos, e aproveito esse conhecimento para mim também, pensando no meu futuro”, afirma a aluna. Ela ainda ressalta suas expectativas com relação ao Chá dos Avós. “Estou muito ansiosa porque a gente coloca uma expectativa muito grande em receber bem os idosos, para eles passarem uma tarde divertida. Porque as vezes eles passam o tempo todo cuidando dos netos, dos filhos, e assim tem a oportunidade de sair de casa, ter contato com outras pessoas e aproveitar a vida”, completa.
O cronograma do evento previu a apresentação em violão e flauta dos alunos do Colégio e a participação da Orquestra de Viola Caipira, além de algumas rodadas de bingo, lanche especial, entre outras atividades. O chá dos avós também contou com a participação dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, que mediram a pressão arterial e o HGT (hemoglicoteste) dos idosos, e orientaram sobre as propriedades dos chás medicinais e sua indicação.
Da Assessoria
GERAL
Curso técnico em cuidados com a pessoa idosa promove 2ª edição do chá dos avós
Uma tarde animada, com muita música, bingo e brincadeiras. Esse foi o Chá dos Avós, um evento organizado pelos alunos do Curso Técnico em Cuidados com a Pessoa Idosa, que neste ano chegou a sua 2ª edição. O chá aconteceu no Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo, e reuniu aproximadamente 100 idosos, entre pais e avós dos professores e alunos, pessoas da comunidade, e convidados de entidades como a Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA), do Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI) e do Lar Irmãos Dentzer.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 5Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%