Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Secretaria de Educação promove II Simpósio

O professor é um profissional que precisa se atualizar constantemente. Mesmo os professores mais experientes, necessitam refletir sobre essa prática e buscar novos conhecimentos. Com este propósito, a Secretaria Municipal da Educação promoveu nesta terça-feira, 1º, o II Simpósio Municipal de Educação com Ênfase na Formação Continuada dos Professores.

01/11/2011 - 15:51


Mais de 100 educadores, gestores de instituições de educação do município, diretores e coordenadores de escolas e diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), participaram do simpósio, realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Para a secretária de Educação, Janice Salvador, o evento é o momento de avaliar as práticas de formação continuada que foram desenvolvidas durante o ano. “É necessário  fazer um processo consistente de avaliação com o objetivo de aprimorarmos as práticas que desenvolvemos no município. A formação continuada é um direito do profissional da educação e ao mesmo tempo uma necessidade, porque através dele é que se mantém a atualização dos professores e o aprofundamento acerca daquilo que é necessário ao contexto da educação, ensino e aprendizagem”.
Segundo a secretária, o processo de formação continuada é um estudo permanente no qual o professor precisa estar inserido. “Cursos, encontros, seminários e grupos de estudos mostram ao professor as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas grandes universidades, as temáticas mais pertinentes ao contexto da educação e garante o aprofundamento em questões conceituais e práticas que envolvem a educação”, explica Janice.
Ela reforça que a formação continuada acontece anualmente desde a década de 80. “Esta prática mantém uma atenção àquilo que estamos fazendo, sem correr o risco de sermos mecânicos e reproduzir o modelo de formação continuada que talvez não corresponda mais às necessidades da educação no momento atual”, frisa a secretária.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29