1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Bairro Empreendedor oferece atendimento em praças de Umuarama

A Praça Hênio Romagnolli, localizada no Bairro São Cristovão de Umuarama, no noroeste do Paraná, é o próximo ponto de parada do “Empreendedorismo na Praça”. A ação, que acontece neste sábado, dia 5 de novembro, é uma das soluções do Programa Bairro Empreendedor e oferece consultorias especializadas e gratuitas aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas dos quatro bairros atendidos pelo Programa.

02/11/2011 - 11:33


No dia 12 de novembro, a equipe de consultores do Sebrae/PR também se posicionará na Praça Tamoio, localizada na Avenida Rio Grande do Norte. De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Umuarama, Adriano Pereira da Silva, a intenção é oferecer informações relevantes que contribuam para solucionar problemas pontuais das empresas dos bairros.
“Muitas vezes, os empresários não têm tempo de ir ao Sebrae/PR em busca de auxílio, por isso, a entidade vai até os locais de atuação do Bairro Empreendedor”, completa Adriano Pereira, ao informar que o primeiro atendimento em praça ocorreu no último dia 29 de outubro, no Jardim Panorama.
Assim como o Sebrae/PR, a Universidade Paranaense (Unipar) é uma das entidades realizadoras do Bairro Empreendedor. Por isso, também disponibiliza professores e formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial para prestarem orientações em ações promovidas pelo Programa, como o “Empreendedorismo na Praça”.
O professor do curso de Ciências Contábeis da Unipar, Adriano Rodrigues, observa que as ações do Bairro Empreendedor têm sido produtivas para os empresários. “Além disso, é uma ótima oportunidade para que professores e alunos se aproximem da realidade do mercado e prestem auxílio a partir dos conhecimentos adquiridos”, salienta Adriano Rodrigues, que também atua como empresário e consultor credenciado do Sebrae/PR.
Sandra Cristina Pereira Almeida é uma das empresárias participantes do Bairro Empreendedor. Há dez meses no ramo de confecção e vestuário, ela afirma estar impressionada com os aprendizados em gestão. “Antes, a loja parecia um bazar, não tinha vitrine e ninguém notava. A partir do momento que comecei a realizar mudanças, as pessoas começaram a entrar e está melhorando muito”, enfatiza.
A empresária conta que já instalou vitrine, comprou máquina de cartão de crédito e posicionou móveis mais bonitos. A próxima meta é acrescentar fachada, computador e internet. “As instruções do Sebrae/PR me permitiram dar um grande passo, e quero continuar aprendendo porque está dando certo”, comemora Sandra Almeida.
Lenilda de Miranda Araújo sempre atuou como vendedora no ramo de confecções e acessórios, mas há seis meses iniciou o próprio negócio. Para ela, as ações do Bairro Empreendedor também têm sido fundamentais. “Percebi que administrava errado por atender de casa em casa. Também fui orientada a abrir um ponto comercial, pois pretendo ampliar o negócio, acrescentando artigos masculinos”, observa.
Além de ajudar a estruturar o empreendimento, Lenilda Araújo frisa que as ações do Bairro Empreendedor ampliam a sua visão de crescimento. “A troca de experiências com os colegas empresários também é enriquecedora. Para quem está começando uma empresa, como é o meu caso, essa oportunidade é muito importante”, reforça a empresária.

Programa
O Bairro Empreendedor é realizado em Umuarama e atende empreendedores e empresários do Jardim Panorama, Praça Tamoio, Zona 3 e Jardim São Cristóvão. Ao todo, serão cinco meses de atividades, que se encerram em dezembro. Na ação “Empreendedorismo na Praça”, os atendimentos serão nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão, Tributação, Empreendedor Individual, entre outros.
O Bairro Empreendedor faz parte do Programa Cidade Empreendedora e é realizado pelo Sebrae/PR, e Prefeitura de Umuarama. A solução também conta com o apoio do Sistema Fecomércio/PR, Sindicato Empresarial de Umuarama e Região, da Unipar – Universidade Paranaense, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), Sindicato dos Contabilistas de Umuarama (Sincouma), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
Interessados em participar das ações do Programa Bairro Empreendedor podem obter mais informações no Sebrae/PR, localizado na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29