O Encomex será realizado em 1.º e 2 de dezembro, na Universidade Positivo, em Curitiba. O encontro busca ampliar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.
“Vamos mobilizar empresários de pequeno e médio porte para estabelecer novos contatos, criar rotas de negócios e consolidar, no Paraná, ações e políticas de apoio ao comércio exterior”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.
Encomex
Segundo o secretário, o Encomex vai avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições já podem ser feitas pelo endereço mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscricao .
Palestras, oficinas setoriais e temáticas e curso básico de exportação serão direcionados ao pequeno e médio empresário. Será uma oportunidade para que os envolvidos no processo exportador tirem dúvidas, ampliem conhecimentos, atualizem informações e descubram novos mercados.
Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.
Também estão previstos painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.
Empresas exportadoras do bloco irão apresentar suas experiências comerciais exitosas no Mercosul, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoverão um Encontro de Negócios com empresários do bloco econômico.
Parceiros
Esta é a terceira edição do Encomex voltando ao Mercosul. Foz do Iguaçu e Porto Alegre foram sedes do evento em 2009 e 2010, respectivamente. O Encomex é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
Entre os patrocinadores estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap),da Associação Comercial do Paraná (ACP),do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae PR), Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).
Histórico
Em 2009, o 1.º Encomex Mercosul aconteceu em Foz do Iguaçu e aproximou os setores produtivos e governamentais dos países que compõem o bloco: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai. A Venezuela também participou do encontro. A segunda edição ocorreu em Porto Alegre, em 2010, com um público de cerca de 1.500 pessoas, 120 empresas brasileiras, 24 empresas de outros países da América Latina e 12 empresas europeias. Neste segundo encontro foram feitas 900 rodadas de negócios.
Para informações sobre o evento, acesse mercosul.encomex.mdic.gov.br.
Da AE Notícias
GERAL
Governo lança o 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul
Os governos Federal e Estadual lançam, nesta quinta-feira (3), o 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul). A cerimônia, no Palácio das Araucárias, vai ter a participação do vice-governador Flávio Arns; do secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, que apresentará dados da balança comercial do Paraná e do Mercosul.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



