Em um dia choveu, a maior parte em apenas uma hora, choveu mais do que a metade da precipitação pluviométrica média para este período na região Oeste do Paraná. Foram 120,4 milímetros de chuva no sábado, 29, em Toledo, segundo dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Deste total, das 13 às 14h, foram 82,8 milímetros, no período mais intenso de chuvas, que provocou alagamentos em alguns bairros da cidade.
O trabalho está sendo executado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), que precisou redirecionar as suas ações para atender os novos serviços. Alguns contratos já assinados pela prefeitura estão sendo revistos para atender as novas necessidades, uma vez que a equipe de pessoal e equipamentos é a mesma. Deverão ser adiados alguns serviços de reperfilamento de ruas, construção de calçadas, entre outros.
Ainda na segunda-feira, 31, informou o diretor técnico da Emdur, Mário Ioshijiro, o trabalho começou a ser feito na rua Isolde Timm, no Jardim Fachini, com a colocação de mais um sistema de tubulação de 80 centímetros de diâmetro para auxiliar no escoamento da água de chuvas. A equipe trabalhou inclusive no feriado de finados e a previsão é de que o trabalho seja concluído até o final desta semana. Na sequência, a equipe deverá ser deslocada para a rua Guanabara, próximo ao Corpo de Bombeiros, onde será implantado novo sistema de tubulação para garantir o escoamento rápido das águas pluviais. A região foi bastante afetada, com a água invadindo residências e as sedes do Corpo de Bombeiros e Cartório Eleitoral.
Concluídos estes dois primeiros trechos, a equipe da Emdur fará a drenagem das ruas 20 de Setembro, atrás da D’Paschoal, Uruguai, no Jardim Gisele. O maior investimento é justamente neste bairro, segundo afirmou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, na segunda-feira, 31, quando reuniu-se com os moradores atingidos para uma exposição das ações que serão executadas para evitar novos problemas com chuvas fortes. Em função disso será realizado um trabalho inicial, próximo à Apada, na rua Uruguai, que deverá ter prosseguimento até o final da rua, em 2012. As obras serão executadas com recursos próprios, em função da dificuldade para a captação de recursos federais. Conforme o prefeito, o município aguarda há anos a liberação de recursos federais, com constantes adequações dos projetos, sem sucesso. “Vamos desistir destes recursos e executar com recursos próprios”, informou o prefeito, que quer a maioria das obras executadas até janeiro, quando a incidência de chuvas fortes e rápidas é maior.
Paralelamente à implantação de galerias estão sendo refeitas as calçadas danificadas pelas chuvas nas avenidas Maripá e Senador Atílio Fontana. O trabalho de drenagem dos locais mais atingidos deverá continuar até o final do ano.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Emdur executa obras de drenagem no Fachini
As obras de drenagem, visando garantir um melhor escoamento das águas pluviais em períodos de chuvas, começaram pelo Jardim Fachini e deverão ser estendidas gradativamente por outros bairros da cidade que tiveram problemas de alagamento com as fortes chuvas do último sábado, 29.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 5Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%