Casa de not%c3%adcias 1144x150

PECUÁRIA

Agricultura apresenta temas para debater na Rio + 20

Representantes do Grupo de Trabalho (GT) responsável por organizar a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteicmento na Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 - reuniram-se com lideranças do agronegócio brasileiro para selecionar os temas que deverão ser apresentados pela pasta à Comissão Internacional da Conferência. Durante o encontro, os participantes discutiram os assuntos para elaborar um documento específico com os tópicos que o setor agropecuário pode colaborar para a Rio + 20.

04/11/2011 - 11:12


O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo, Erikson Chandoha, é coordenador do GT e explicou a importância deste encontro. “Vamos estruturar opiniões de todos os segmentos da sociedade e mostrar a colaboração que o Ministério da Agricultura e suas vinculadas podem dar à Rio+20”, afirma.
Assuntos como Inovação Tecnológica na Agricultura, Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e Agricultura Orgânica devem ser citados no documento brasileiro. O Programa ABC é importante porque dá incentivos e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis.  A ideia é que a produção agrícola e pecuária garanta mais renda ao produtor, mais alimentos para a população e aumente a proteção ao meio ambiente.
A Produção Orgânica está em fase de nítido crescimento e regulamentação.  Hoje, existem mais de 13.700 produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura. Muitos agricultores familiares, certificadoras e sistemas participativos de garantia estão em fase de credenciamento.
Depois da discussão do GT, cada instituição participante deverá enviar as suas contribuições por escrito. Na próxima semana, o GT – Rio +20 reúne-se para sintetizar as demandas numa carta que será encaminhado pelo ministro da Agricultura à Comissão Internacional da Rio +20.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29