Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Programa que revitaliza espaços comerciais ganha novos parceiros, em Marechal Rondon

Desde a última semana, o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, iniciativa do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio/PR e entidades locais de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, passa a contar com dois novos parceiros. A pedido das entidades que fazem parte do Programa, o Sicredi e Sicoob passam a oferecer linhas de crédito facilitadas para financiar a revitalização nas lojas integrantes da proposta.

05/11/2011 - 07:12


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Cesar Brotto, uma das etapas previstas no Programa era a adequação da fachada das empresas. “O objetivo é transformar o comércio de rua da área central da cidade em um verdadeiro shopping a céu aberto e, para isso, a revitalização visual também é determinante. O investimento para melhoria no layout das lojas fica por conta do próprio empresário, já a reestruturação viária, por conta da Prefeitura”, explica o consultor.
Para facilitar o acesso aos recursos financeiros necessários para as empresas melhorarem o visual de suas lojas, complementa Osvaldo Brotto, as cooperativas de crédito foram contatadas e aceitaram participar do Programa oferecendo financiamentos diferenciados. “O associativismo faz parte do DNA das duas instituições. Com a parceria, ganham as financeiras, com mais associados; e os empresários participantes do Programa, com taxas e prazos adequados às suas realidades.”
As taxas repassadas pelo Sicredi e Sicoob variam de 1,7% ao mês, para financiamento em até 12 meses; até 2,5% ao mês, para pagamento do crédito de 37 a 48 parcelas. “Outra facilidade para as empresas será quanto à desburocratização. Como elas estão sendo assistidas pelo Programa e recebem consultorias do Sebrae/PR, nas áreas de finanças e planejamento, por exemplo, têm mais condições de garantir a quitação dos empréstimos”, assinala Osvaldo Brotto.
A expectativa do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), Luciano Cremonese, é que algumas melhorias no visual das lojas e estrutura da área central já estejam prontas para atender os consumidores nas compras para o Natal. “As empresas já passaram por consultorias e treinamentos. Agora, estimulamos para a reestruturação da parte física do comércio local para melhorar ainda mais o movimento de vendas do final do ano”, destaca.
Cremonese acrescenta que as verbas para o recapeamento das ruas envolvidas no Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais em Rondon já estão liberadas pela Prefeitura Municipal e outras adequações na infraestrutura pública ainda estão previstas para curto, médio e longo prazos. “A intenção também é melhorar as calçadas, a iluminação pública, segurança, arborização, dentre outras benfeitorias que trarão mais conforto e comodidade aos consumidores e visitantes”, indica.
Atualmente, 50 empresas da área central fazem parte do Programa e podem acessar os recursos financeiros do Sicredi e Sicoob. Para isso, basta que entrem em contato com o Ponto de Atendimento do Sebrae/PR na cidade, que funciona anexo à ACIMACAR, ou pelo telefone (45) 3284-5720, com Jaqueline Daronch Glesse.

Entenda o Programa
Marechal Cândido Rondon foi uma das cinco cidades do Paraná selecionadas, em 2010, para participar do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais. O lançamento da parceria e a formação da governança, constituída por representantes de entidades locais como ACIMACAR, Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar), Prefeitura Municipal, foi assinado em abril do ano passado e as ações do Programa estão previstas para terminar em 2012.
Desde o lançamento, já foram realizadas pesquisas com potenciais clientes, diagnóstico nas empresas participantes, planejamento estratégico para efetivar mudanças, pactuação com os empresários participantes com relação às ações propostas do Programa; além de consultorias e treinamentos em áreas de gestão, recursos humanos, finanças, dentre outras. Também apoiam o Programa, a Câmara de Vereadores, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area) e a Cooperativa de Agentes Ambientais de Marechal Cândido Rondon (Cooperagir).
O objetivo do Programa, conforme orienta Osvaldo Brotto, do Sebrae/PR, é proporcionar melhorias efetivas no desempenho do comércio local, nos territórios selecionados pelo Programa. No caso de Rondon, no entorno da área central da cidade. “A organização e reestruturação do local devem trazer um novo conceito de consumo, no qual os clientes encontrarão ambientes mais seguros, confortáveis, aliados a atividades de comércio, serviços e entretenimento”, afirma.
Também participam do Programa as cidades de Londrina, com a revitalização da Rua Sergipe; Maringá, na Rua Santos Dumont, entre a Avenida São Paulo e a Avenida Getúlio Vargas; Castro, na Rua Doutor Jorge, conhecida como antiga Rua das Tropas; e Francisco Beltrão, na Avenida Julio Assis, entre a Travessa Frei Deodato até a Rua Luis Antonio Faedo.

Espaço Rondon
No final deste mês, o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, em Marechal Cândido Rondon, passa a ser chamado oficialmente de Espaço Rondon. A nomenclatura, enfatiza o consultor do Sebrae/PR, foi escolhida pela governança do Programa e empresários participantes.
“Queremos fazer a marca conhecida de todos ao mesmo tempo em que entrarão no ar um site e blog do Espaço Rondon. Nos ambientes virtuais, os consumidores terão acesso a novidades e informações sobre o Programa e lojistas participantes.”
Dentre os segmentos que integram o Espaço Rondon estão lojas de calçados e confecções; farmácias e cosméticos; artigos e serviços de informática; óticas, joias e relojoarias; materiais de construção, elétricos e tintas; comércio de móveis, eletrodomésticos e presentes; livrarias e panificadoras; lojas de equipamentos agrícolas e motocicletas.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29