1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Senac ganha novo espaço com o desafio de reduzir apagão de mão-de-obra

As escolas profissionalizantes possuem um papel importante na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Por sua vez, o SENAC - com a sua estrutura e capacidade técnica – possui condições de formar profissionais, atendendo as necessidades do mercado e, principalmente contribuindo para a formação de profissionais que irão auxiliar no desempenho da economia. Na noite de sexta-feira (04), foi inaugurado a nova sede do Centro de Educação Profissional do SENAC. Foram investidos cerca de R$ 7,5 milhões, incluindo a obra, estrutura e capacidade técnica. As autoridades presentes na inauguração destacaram a escassez de mão-de-obra qualificada e enfatizaram que o Centro é um meio para atender esta demanda de Toledo e região. O espaço possui capacidade de atende diariamente  1.200 alunos. Com a nova estrutura, o Senac também trará novidades em cursos, especialmente nas áreas de beleza, gastronomia e para o setor supermercadista.

05/11/2011 - 12:18


O vice-governador e secretário da educação do Paraná, Flávio Arns, em seu discurso enfatizou a importância do Senac nas ações que venham atenuar o problema da falta de mão-de-obra qualificada. “A imprensa fala do apagão da mão-de-obra qualificada. Queremos que o Senac contribua na solução deste problema  formando esta mão-de-obra qualificada. Mas os jovens que venham fazer o curso técnico no Senac não devem parar de estudar, estes cursos devem complementar sua formação. No Paraná somente 35% dos jovens completam o Ensino Médio. Na Coréia a porcentagem aumenta para 95%. Os jovens que vão para a universidade correspondem a 15%. Logo, se eles não concluem o ensino médio e não vão para a universidade, podemos imaginar que existe um problema grande no meio e, este é um desafio para Governo do Estado”.
Arns enfatizou que a qualificação da mão-de-obra é um fator indiscutível e o sistema Fecomércio é fundamental neste processo. “Quando alguém apresenta um diploma ou certificado do sistema, quem recebe diz que este é um bom certificado. Isto é fruto de décadas de trabalho, dedicação e é um patrimônio que temos no Paraná. Associarmos esta necessidade de qualificação com o trabalho oferecido pelo sistema é mola propulsora para o desenvolvimento”.
Para o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier, a educação é o principal meio para a formação do cidadão. “É um meio para construímos uma escola profissional com todas as condições para contribuir com a região. Quando a grande mídia nacional destaca a escassez de mão-de-obra qualificada em vários setores do Brasil, o SENAC-PR é convicto de que investir na educação de jovens, no aperfeiçoamento de profissionais e nas comunidades, onde atuam as empresas do comércio é também um dever de cidadania”.
Para o presidente do Sistema Fecomércio SESC SENAC Paraná, Darci Piana, o valor econômico investido no estabelecimento não é maior do que os resultados que ele pode trazer a Toledo. “É um investimento de valor da educação e isso não tem preço se somarmos com o que pode ser proporcionado daqui uns 20 anos. O País precisa de mão-de-obra qualificada e é isto que estamos fazendo no Paraná”.
De acordo com Piana, atualmente, há outras 20 obras sendo executadas no Estado. Ele ainda reconheceu os compromissos que possui em outros Municípios, como em Cascavel, onde deve ser construído um centro de lazer do SESC. “Isto tudo para fazer com que os três segmentos – comércio, serviço e turismo – tenham a mão-de-obra qualificada. Aquilo que está aqui dentro é o que temos de melhor de ensino e tecnologia. Gostaria que todos pudessem ter a oportunidade de conhecer o SENAC. Temos equipamentos que em outros lugares não há”.
Piana salientou que o Programa Senac Gratuitamente (PSG) atingiu 16 mil matrículas neste ano. Em 2012, este valor deve atingir 22 mil e a expectativa é que em 2014 este número aumente para 40 mil matrículas de pessoas com baixa renda e do ensino público. “Ajudar a melhorar a educação do país e a qualificação da mão-de-obra é o esforço que a iniciativa privada vem fazendo em parceria com o governo no sentido de fazer com que o Brasil tenha a mão-de-obra necessária para evoluir com o comercio”.
Estiveram presentes diversas autoridades empresariais e políticas de Toledo e região, entre eles o deputado Estadual, Elton Welter (PT), que conversou com a reportagem sobre a importância do novo espaço do Senac. “Historicamente o Senac é parceiro na formação de mão de obra e o Brasil vive um excelente momento do desenvolvimento econômico. Precisamos de mão-de-obra qualificada para não perdermos esta oportunidade de crescimento do nosso país, estado e região. E esta estrutura do Senac reflete este novo Brasil”.
Welter enfatizou a importância das ações do governo Federal para fomentar a educação. “O governo tem se dedicado para viabilizar o acesso dos jovens aos bancos escolares, tanto no ensino técnico através das Universidades Tecnológicas, no Cefet, ou ainda, através dos programas de financiamento do ensino superior privado. O desafio é fazer com que, cada vez mais, estes jovens ingressem e concluam sua formação, para isso é preciso que os gestores locais estejam sintonizados com as políticas do governo federal, para criar oportunidade de emprego melhor remunerado, pois este será o grande diferencial e estimulo aos jovens para darem continuidade aos estudos. Os cursos técnicos do Senac são um complemento, um meio para acelerarmos este processo”.
O espaço
O Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Toledo está localizado na rua Guaíra, pólo educacional da cidade. A nova escola possui capacidade diária de 1200 alunos.
Com aproximadamente 2.250 m² de área construída, o prédio é dividido em dois pavimentos. No térreo irá funcionar a área administrativa e os ambientes pedagógicos que terão maior circulação de pessoas, tais como as salas de cabeleireiro e manicure, cozinha pedagógica, lanchonete-escola, área de convivência e auditório para 120 pessoas.
No pavimento superior ficam os ambientes totalmente pedagógicos, entre eles, biblioteca, seis salas de aula convencionais, dois laboratórios de informática, laboratório de enfermagem e sala para cursos de estética e depilação. O diferencial será o minimercado-escola, o primeiro do gênero no Estado, composto por padaria, açougue e área de vendas, contendo gôndolas, expositores refrigerados e check outs.
Cursos
A escola funcionará nos três turnos e vai oferecer ensino profissionalizante nas modalidades de capacitação, aperfeiçoamento e cursos técnicos de nível médio. Com a nova estrutura, o Senac também trará novidades em cursos, especialmente nas áreas de beleza, gastronomia e para o setor supermercadista.
Serão coordenadas ações de apoio direto aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo com os projetos Senac na Empresa, Programa de Alimentos Seguros (PAS) e Aprendizagem. Este último permitirá às empresas cumprir com a legislação trabalhista e proporcionar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego. No Centro de Educação Profissional também serão intensificados os cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com a ampliação de vagas gratuitas para as pessoas de renda baixa.

Sem nome %281144 x 250 px%29