1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Prêmio reconhece iniciativas empreendedoras em municípios do Paraná

O Sebrae/PR divulga nesta segunda-feira, dia 7, em Foz do Iguaçu, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de premiação será no Mabu Thermas & Resort, às 17h30, durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Serão reconhecidas as iniciativas consideradas como referências para o desenvolvimento local, a partir do apoio e do incentivo ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas em municípios do Paraná.

06/11/2011 - 11:36


O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, vai acompanhar a entrega da etapa paranaense do Prêmio Prefeito Empreendedor, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, da Diretoria Executiva do Sebrae/PR e, também, de lideranças e gestores públicos.
A premiação, que é bianual, acontece em âmbito estadual e nacional. “O Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae, com o apoio de entidades parceiras, está na sua sétima edição e reconhece a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios”, diz Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Ao todo, no Paraná, 70 projetos concorrem ao Prêmio Prefeito Empreendedor. Os finalistas disputam na categoria "Melhor Projeto Estadual"; e em sete destaques temáticos, definidos para reconhecer o apoio municipal aos pequenos negócios em: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios (acima de 150.000 habitantes); Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.
A última categoria foi criada neste ano para premiar iniciativas apoiadoras do empreendedorismo e do desenvolvimento na área rural dos municípios.
Na avaliação de Allan Costa, o prefeito é o 'ator-chave' no processo de criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. “E o Prêmio Prefeito Empreendedor é uma forma de reconhecer as melhores práticas a partir da capacidade que esse gestor público tem de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de pequenos negócios", observa o diretor-superintendente.

O Prêmio
A premiação teve início em 2001 para reconhecer o trabalho de prefeitos de todos os municípios brasileiros e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Nesses dez anos, 342 prefeitos venceram as etapas estaduais e 44 gestores ganharam na fase nacional. No período, 2.998 líderes municipais se inscreveram na premiação.
O Prêmio Prefeito Empreendedor, explica o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, também promove a regulamentação e a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em dezembro de 2006 como um instrumento para promover o desenvolvimento de pequenos negócios. A legislação já foi regulamentada em 3.008 cidades, que representam 54% do total do País e mais de 70% da população brasileira. No Paraná, dos 399 municípios, cerca de 350 já têm Leis Gerais Municipais.
Segundo Cesar Rissete, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, além de troféu, ganham o reconhecimento das ações realizadas em prol das micro e pequenas empresas. "Essa é uma postura que gera um impacto socioeconômico positivo para os municípios", diz.

Premiação nacional
Os premiados no Paraná vão concorrer à etapa nacional, na qual serão concedidos cinco prêmios na categoria “Melhor Projeto Nacional”, um por região, e sete prêmios nacionais temáticos, escolhidos a partir dos projetos vencedores em cada categoria na etapa estadual.
O Prêmio Prefeito Empreendedor é realizado pelo Sebrae, com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Governo Federal.
A cerimônia de entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor, etapa Paraná, acontece na próxima segunda-feira, dia 7, em Foz do Iguaçu, durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), às 17h30. O evento será realizado no Mabu Thermas & Resort, que fica na Avenida das Cataratas, 3.175.

Concorrentes
Concorrem ao Prêmio Prefeito Empreendedor os municípios de Cruzeiro do Sul; Araucária; Pitanga; Fênix; Iretama; Paraíso do Norte; Araruna; Mandaguari; São João; Ivaiporã; Assis Chateaubriand; Cruzeiro do Iguaçu; Farol; Cascavel; Marialva; Matelândia; Vera Cruz do Oeste; Engenheiro Beltrão; São Tomé; Corbélia; Bom Sucesso do Sul; Telêmaco Borba; Cafelândia; Nova Laranjeiras; Ubiratã; Coronel Vivida; Santa Fé; Ortigueira; Ribeirão Claro; Munhoz de Melo; Londrina; São José dos Pinhais; Apucarana; Barracão; Colombo; Serranópolis do Iguaçu; Paranaguá; Tupãssi; Toledo; Ibiporã; Cambará; Curitiba; Ibaiti; Palotina; Goioerê; Arapongas; Colorado; Nova Esperança; Capanema; Marechal Cândido Rondon; Castro; São Pedro do Iguaçu; Mariópolis; Pato Bragado; Corumbataí do Sul; Bom Jesus do Sul; Foz do Iguaçu; Ponta Grossa; Santa Lúcia; Santo Antônio do Sudoeste; Quatro Pontes; Reserva do Iguaçu; Irati; Lindoeste; Maringá; Tibagi; Jacarezinho; Cruzeiro do Oeste; Chopinzinho; e Cidade Gaúcha.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29