Atualmente, a capacitação de 30 horas só pode ser realizada em blocos fechados, em dias seguidos, que não podem ser interrompidos. A partir de agora, será possível, por exemplo, agendar aulas somente em determinado dia da semana e em horário fixo. Não haverá prazo limite para a conclusão do curso, mas manteve-se a possibilidade de finalizá-lo em três dias. “Uma pessoa que possa participar do curso apenas uma vez por semana vai poder concluir o processo em 30 dias, prazo mínimo de suspensão da CNH. Quem tem mais pressa pode participar das aulas de fim de semana”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco.
Independente do tempo programado para o curso, todos os motoristas têm de assistir a 12 horas/aulas de Legislação de Trânsito, oito horas/aula de Direção Defensiva, quatro horas/aula de Noções de Primeiros Socorros e seis horas/aula de Relacionamento Interpessoal.
Mobilidade
As aulas pelo novo sistema estão disponíveis somente para a sede do Detran no Tarumã, em Curitiba. O projeto está sujeito a alterações e adaptações. A expectativa é que todas as unidades do Detran no Estado ofertem o curso em módulos a partir de dezembro. Com isso, os motoristas poderão se inscrever para participar da aula de determinada disciplina fora de sua cidade. Um aluno de Londrina poderá se inscrever para uma aula de Direção Defensiva em Foz do Iguaçu, durante as férias, por exemplo.
“O Detran tem investido em melhorias para seus usuários. Muitos motoristas não conseguem participar do curso de reciclagem porque os horários são incompatíveis com trabalho, faculdade e outros compromissos. Queremos facilitar a vida do motorista”, conta o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
Segundo ele, além dos investimentos em sistemas de informática, o sistema modular implica a contratação de instrutores. Processo interno está selecionando 37 novos profissionais para ministrar as aulas. Em maio, já foram contratados 26 instrutores, aumentando para 72 o quadro de funcionários envolvidos com o Curso.
“Desta forma, nos dez primeiros meses deste ano ofertamos 46.152 vagas em 1.347 turmas de reciclagem, aproximadamente 50% mais que em todo ano passado, quando foram 23.423 pessoas atendidas”, compara Traad.
Inscrições
Para auxiliar os usuários no agendamento das aulas o Detran oferece um manual com esclarecimentos sobre o novo sistema, disponível em http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=322. Também é possível sanar dúvidas e ter mais informações pelo telefone 0800-643-7373, a ligação é grátis.
Da AE Notícias
GERAL
Motoristas agora podem fazer curso de reciclagem em módulos
Motoristas de Curitiba com carteira de habilitação suspensa podem, a partir desta segunda-feira (7), montar a própria grade de aulas do Curso de Reciclagem de Condutores Infratores. O sistema modular desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em conjunto com a Companhia Paranaense de Informática (Celepar), permite que o usuário escolha as disciplinas separadamente, nas datas e horários mais adequados aos seus compromissos. O sistema está em teste para ser ampliado para todo o Paraná até o fim do ano.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



