Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

POLÍTICA

Para Costenaro: Planejamento, diálogo e parcerias marcam os primeiros 100 dias do Governo na Prefeitura de Toledo

Em apresentação à imprensa e convidados, aproximadamente 116 ações de várias secretarias foram elencadas

11/04/2025 - 16:16
Por Redação


A atual administração do município de Toledo apresentou uma prestação de contas dos primeiros 100 dias de governo à imprensa e convidados. Na oportunidade, aproximadamente 116 ações, distribuídas entre diversas secretarias foram elencadas, tendo como ponto de partida e primeiro pilar, o planejamento e elaboração de estratégias. O tema foi ressaltado durante a apresentação, pelo assessor de governo, Neuroci Antônio Frizzo. Além dele, o prefeito Mário Costenaro (Republicanos), o vice-prefeito Lúcio De Marchi (PP), o Deputado Federal Dilceu Sperafico (PP), vereadores, secretários, a imprensa e demais representantes de órgãos e entidades de Toledo, estiveram presentes no evento realizado na manhã desta sexta-feira (11), no auditório Acary de Oliveira, na prefeitura.

Frizzo ressaltou que antes mesmo de iniciar o mandato, a equipe fez um planejamento estratégico para os quatro anos de gestão, integrando o plano de governo com as demandas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (CODET) e de cada secretário. “Ao todo, cadastramos 399 ações, distribuídas entre prazos de curtíssimo (100 dias), curto (1 ano), médio (2 anos) e longo prazo (até outubro de 2028). Destas, 116 foram concluídas nos primeiros 100 dias”, explica o assessor de governo.

 

100 Dias

Quem conduziu o evento foi o prefeito Mário Costenaro, que citou as principais ações. As secretarias que apresentaram o maior volume de ações foram as de Infraestrutura Rural e Urbana e a de Planejamento, Habitação e Urbanismo.

Na Infraestrutura, se destacam as ações de manutenção e conservação das estradas rurais pavimentadas. Os dados mostram que foi iniciado o projeto de recuperação da Linha Santa Terezinha e que outros seis pontos foram recuperados: Linha Santa Terezinha; São Miguel a Novo Sarandi; Cerro da Lola; Vila Ipiranga a Três Quedas; Bom Principio a Gramado; Linha 14 de Dezembro e Morro do Rio Toledo de São Luiz a Gramado.

Já a conservação de solo nas estradas rurais sem pavimentação contemplou a aplicação de pedra brita em aproximadamente 60 quilômetros ao mês, totalizando até o momento 260 quilômetros em manutenção no interior.

Outros serviços apontados foram de operação “tapa-buracos” na região central e no bairro Vila Paulista, manutenção de pontes, bueiros e de 12 parquinhos infantis, melhorias em obras como a Praça do Japão e nas fontes e chafarizes da rotatória da Av. Ministro Cirne Lima com a Av. Maripá, da rotatória do Yara, do Golfinho na Vila Pioneiro, da Av. São João com a Av. JJ Muraro e na cascata João Leonardi. O Parque do Povo também passou por uma revitalização e a Rua Stefano Secchi recebeu urbanização e a construção de uma rotatória na ligação com a Av. Maripá.

Já a Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo realizou os projetos e orçamento de infraestrutura para os loteamentos habitacionais de Dez de Maio e Dois Irmãos e para o Programa Lote Social. Ainda no setor de habitação, os números mostram um trabalho mais efetivo na atualização e criação de cadastros habitacionais, além de visitas domiciliares, visto que há previsão de novos loteamentos de habitação popular em Toledo. Um deles deve ser realizado junto ao Programa Habitacional da Cohapar, do Governo do Estado e outro, se trata do programa de habitação para idosos, executado no Jardim Coopagro, que contemplará unicamente moradores de Toledo.

A referida secretaria também aponta para o crescimento de Toledo, pois em 100 dias, dez anuências para novos loteamentos foram emitidas. Um Levantamento com drone para o Projeto de Duplicação da Egydio Geronymo Munaretto, anunciada no mês passado, também está entre as ações elencadas.


Demais secretarias

Foram apresentadas ainda, ações das secretarias de Assistência Social, Educação, Segurança e Trânsito, Meio Ambiente, Esportes, Recursos Humanos, Fazenda, Gabinete do Prefeito e de áreas como a da Mulher, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Humano e Social, Comunicação e Agricultura e Proteína Animal.

O destaque fica por conta da Secretaria de Educação, com a contratação de 300 professores que vão buscar suprir as demandas existentes, incluindo as solicitações de PADIS. 


Prefeitura na Rua

O programa Prefeitura na Rua foi com o objetivo de aproximar cada vez mais a comunidade da administração pública. Até o momento, Novo Sarandi, Dois Marcos, Cerro da Lola, São Miguel e Vila Ipiranga receberam o programa, no interior. Já na sede de Toledo, os bairros contemplados foram o Jardim Panorama e o Jardim Coopagro. 

As ações realizadas nestas edições também fazem parte das 116 apresentadas hoje e entre eles, contam: Reparos no asfalto entre Novo Sarandi e Dois Irmãos; Conserto do asfalto de São Miguel a Lajeado; Melhoria da acessibilidade ao local de festas da Associação de Idosos de Cerro da Lola; instalação de ponto de ônibus com abrigo; Melhoria na sinalização horizontal viária das ruas próximas ao Ginásio de Esportes Lauri José Simon e instalação de uma camera de monitoramento para aumentar a segurança na região, entre outras.

 

Análise

Para a gestão, os principais avanços nestes 100 primeiros dias foram o planejamento, o diálogo e as parcerias, em especial com o Governo do Estado do Paraná, que ganham destaque. “Foram meses intensos, onde trabalhamos muito para resolver questões emergenciais de início de gestão e de questões complexas que no tempo futuro pretendemos dar outras direções”, explica Costenaro. “O diálogo que estamos mantendo com deputados que estão dispostos a auxiliar nosso município e com o Governo do Estado do Paraná, é muito importante para que nosso plano de governo possa continuar sendo executado”, complementa. 

O prefeito também destaca o trabalho de integração que está sendo feito entre secretarias. “Criamos uma integração muito grande entre as nossas secretarias, diversas ações convergentes, a exemplo do Programa Recomeço, que juntou as secretarias de Segurança e Trânsito, Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, a de Saúde e de Assistência Social”, detalha. 

Costenaro finaliza dizendo que muitos avanços foram possíveis, mas que para muitas realizações, é necessário tempo e constância. “Temos muito trabalho pela frente, estamos só começando”, conclui o prefeito. 

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29