1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Profissionais de saúde recebem capacitação

Visando melhorar a qualidade no atendimento na saúde básica, foram realizadas as Oficinas de Planificação na Atenção Primária, promovidas pelo governo do Estado do Paraná. As oficinas aconteceram na Universidade Paranaense (Unipar), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Escola de Administração do Município, nos dias 31 de outubro e 01, 3 e 4 de novembro.

07/11/2011 - 15:41


Todos os municípios paranaenses estão empenhados e mobilizados nestas capacitações, para a elaboração do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no SUS-APSUS, um plano inovador do governo estadual, que visa instituir uma nova lógica para a organização neste setor.
Em Toledo cerca de 400 profissionais das unidades de saúde básica, saúde mental, central de especialidades, mini-hospital, entre outros serviços, participaram das oficinas. Segundo a assistente social da Secretaria Municipal da Saúde e tutora da 20ª Regional de Saúde, Valdenice dos Santos, a proposta é fazer o reordenamento da atenção primária de saúde para que seja traçado o plano diretor de atenção municipal. “Os profissionais estão discutindo uma nova metodologia dentro da atenção primária em saúde, focando a promoção da saúde e prevenção da doença”, explica.
Ela ressalta ainda que foram discutidas técnicas, práticas, o funcionamento das unidades, atendimento humanizado e feito um levantamento das necessidades de cada unidade básica, de acordo com a população atendida. “Na primeira etapa foi discutida a necessidade relacionada a rede de atenção materna infantil. Haverá mais cinco oficinas e cada uma delas terá um tema diferente”, frisa.
Conforme a assistente social, a capacitação é muito importante. “É importante para que os profissionais possam parar e refletir sobre sua prática e o atendimento do sistema, porque muitas vezes a demanda não nos permite fazer esta reflexão.”
Valdenice destaca que o que se busca é a melhoria na qualidade da atenção à população. “É na unidade básica de atenção primária que se conhece os problemas da população, pela proximidade, por isso, deve partir dela todo o reordenamento de atendimento em todos os outros níveis. É importante que as pessoas saibam disso. Este processo visa a melhoria”, salienta.
As próximas oficinas ainda não possuem calendário definido. “Divulgaremos as novas datas para que a comunidade saiba, pois acontecerão em dois dias. Neste período os profissionais das unidades estarão participando e não haverá atendimento”, finaliza.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29