Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Cooperação prevê dinamismo empresarial em regiões de baixo desenvolvimento do PR

Representantes do poder público e de entidades de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas firmaram, nesta semana, em Foz do Iguaçu, um termo de cooperação com o objetivo de dinamizar o ambiente empresarial em regiões de baixo desenvolvimento do Paraná. O acordo foi formalizado durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), no Mabu Thermas & Resort, e vai beneficiar quatro territórios do Estado:  Vale da Ribeira; Paraná Centro; Norte Pioneiro; e Cantuquiriguaçu.

08/11/2011 - 16:15


Juntas, as regiões reúnem 74 municípios, aproximadamente 1 milhão de habitantes e cerca de 30 mil pequenos empreendimentos. São municípios com baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE). “Queremos melhorar o ambiente empresarial nessas regiões, historicamente, desfavorecidas. Com micro e pequenas empresas mais fortes, haverá maior geração de empregos com carteira assinada e renda”, aposta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa.
“O empreendedorismo pode ser parte da solução para desenvolver esses territórios. Por isso, formamos uma coalizão”, complementa o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini. Batizados de “Territórios da Cidadania”, as quatro regiões paranaenses receberão apoio do poder público e das entidades, para, entre outras coisas, o fortalecimento das governanças territoriais e das entidades empresariais; desenvolvimento de uma sociedade cívica ativa; identificação de oportunidades de negócios; e disseminação e desenvolvimento da cultura empreendedora e da inovação.
“Queremos políticas públicas com ênfase na Lei Geral da Micro e Pequena Empresas (Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), bem como o  desenvolvimento de ações concretas para que os territórios sejam dotados de instrumentos para a efetivação da legislação.” Em vigor no Brasil desde o final de 2006, a Lei Geral, já em processo de regulamentação por cerca de 350 dos 399 municípios do Paraná, facilita a abertura e a formalização de negócios, bem como fortalece os empreendimentos, com acesso ao crédito, inovação, tecnologia e compras públicas.
De acordo com o termo de cooperação, reforça Julio Agostini, estão previstas a elaboração compartilhada de um projeto de desenvolvimento territorial, seguindo orientações da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR); definição de ações complementares entre os envolvidos para atuação nas quatro regiões; e organização para atuação integrada com foco em resultados para o público a ser atendido. “A ideia é buscar alternativas sustentáveis, acima de assistencialismos. Somos atores políticos e sociais, razão pela qual unimos esforços nessa direção.”

Territórios
Fazem parte da região Paraná Centro: Altamira do Paraná; Boa Ventura de São Roque; Campina do Simão; Cândido de Abreu; Guarapuava; Iretama; Laranjal; Manoel Ribas; Mato Rico; Nova Cantu; Nova Tebas; Palmital; Pitanga; Rio Branco do Ivaí; Roncador; Rosário do Ivaí; Santa Maria do Oeste; e Turvo.
Adrianópolis; Bocaiúva do Sul; Cerro Azul; Doutor Ulysses; Itaperuçu; Rio Branco do Sul; e Tunas do Paraná formam o Vale da Ribeira.
O Território da Cantuquiriguaçu  engloba os municípios de Campo Bonito; Candói; Cantagalo; Catanduvas; Diamante do Sul; Espigão Alto do Iguaçu; Foz do Jordão; Goioxim; Guaraniaçu; Ibema; Laranjeiras do Sul; Marquinho; Nova Laranjeiras; Pinhão; Porto Barreiro; Quedas do Iguaçu; Reserva do Iguaçu; Rio Bonito do Iguaçu; Três Barras do Paraná; e Virmond.
E o Norte Pioneiro: Abatiá; Carlópolis; Congoinhas; Conselheiro Mairinck; Guapirama; Ibaiti; Jaboti; Jacarezinho; Japira; Joaquim Távora; Jundiaí do Sul; Nova Fátima; Nova Santa Bárbara; Pinhalão; Quatinguá; Ribeirão Claro; Ribeirão do Pinhal; Salto do Itararé; Santa Amélia; Santa Cecília do Pavão;  Santana do Itararé; Santo Antonio da Platina; Santo Antonio do Paraíso; São Jerônimo da Serra; São José da Boa Vista; Sapopema; Siqueira Campos; Tomazina; e Wenceslau Braz.

Signatários
Firmaram o acordo de cooperação representantes da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM); Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Agência de Fomento do Paraná; Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal; Centro de Integração Tecnologia do Paraná (Citpar); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampepar); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Paraná (Senar-PR).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29