De acordo com a coordenação de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, o texto inclui todas as farinhas de mandioca produzidas no Brasil. O padrão antigo não contemplava, por exemplo, farinhas de ótima qualidade que já estavam no mercado e não se enquadravam nas classificações existentes. Além disso, o novo Regulamento Técnico simplifica o padrão atual, reduzindo o tempo e o número de análises exigidas para a classificação.
O texto inicial com a proposta de mudança na legislação para a farinha foi colocado em consulta pública em outubro de 2009. Desde então recebeu sugestões de especialistas e técnicos envolvidos na produção da fécula.
O último levantamento do IBGE mostra que até setembro de 2011 foram produzidas 26,1 milhões de toneladas da mandioca no Brasil. O país é o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Nigéria. Em 2010, o Brasil produziu aproximadamente 24,3 milhões de toneladas. A extração da fécula de mandioca, principal subproduto da raiz, atingiu 583,8 mil toneladas em 2009. O Paraná respondeu por mais de 70% desse total.
Do Ministério da Agricultura
PECUÁRIA
Farinha de mandioca terá novos padrões de qualidade
A farinha de mandioca terá novos padrões de classificação em 120 dias. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (08) a Instrução Normativa nº 52 atualizando os critérios utilizados para identificar os tipos do produto que são comercializados no Brasil. As novas recomendações para determinar a qualidade da farinha são bem mais rígidas e completas que as normas atuais, elaboradas em 1995.
Mais lidas
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Toledo é selecionado para financiamento de 300 novas casas pelo Pró-Moradia
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 5Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
Últimas notícias
- 1Saúde alerta para riscos de queimaduras com fogos e destaca o que fazer em casos de acidentes
- 2Prefeitura de Toledo abre licitação para construção de novo Cmei no Redenção
- 3Planejamento e proteção para curtir as férias com tranquilidade
- 4Toledo é selecionado para financiamento de 300 novas casas pelo Pró-Moradia
- 5Virada do ano em Toledo terá tradicional show pirotécnico no Diva Paim Barth


