1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Unioeste participa do "Momento Itália-Brasil"

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está participando das atividades do “Momento Itália-Brasil”, que é uma iniciativa dos dois governos e consiste na realização de um programa de eventos no Brasil e na Itália durante o período de outubro deste ano até a primavera de 2012.

09/11/2011 - 13:11


O objetivo da iniciativa é contribuir para o aprimoramento das relações entre os dois povos nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional.
No âmbito acadêmico da educação e da pesquisa, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é parceira do “Momento Itália-Brasil” e é constituída por 48 universidades estaduais e municipais distribuídas em 22 Estados, totalizando 758 mil alunos. A Unioeste faz parte da Abruem.
Para marcar este momento, a Unioeste está organizando a apresentação musical com o artista Délcio Tavares, o qual fará um espetáculo com a mistura de ritmos gaúchos e italianos, onde busca mesclar a tradição gaúcha com o romantismo da música italiana. O show será realizado no próximo domingo (13), no Centro de Convenções e Eventos Emir Sfair, a partir das 21h.
O show que está sendo organizado pela Unioeste tem como objetivo promover ações culturais e homenagear os descendentes de italianos, que no Brasil somam cerca de 30 milhões de pessoas. Toda a comunidade está convidada para participar do evento.

O artista
Délcio Tavares é natural de Tenente Portela, atualmente vive na cidade de Estância Velha (RS). Considerado como maior vencedor de festivais nativistas do Estado como, Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, Coxilha Nativista de Cruz Alta, Tertúlia de Santa Maria, tendo sido indicado também, como representante oficial do Brasil no 39o Festival de San Remo, na Itália, no mês de maio de 2005. No dia 13 de dezembro de 2006, Délcio foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o Prêmio Victor Mateus Teixeira (Teixeirinha), na categoria Ítalo-gaúcho.
A discografia de Délcio Tavares é composta por 16 discos, entre eles “Délcio Tavares - Ao Vivo no Theatro São Pedro” em dois volumes “Gaúcho” e “Italiano” e no DVD “Ítalo-Gaúcho”, com músicas consagradas do Nativismo Gaúcho como Mate de Esperança, de Francisco Castilhos, A Primeira Vez, de Elton Saldanha, Que Saudade (À Honeide Bertussi), de Leonardo, Oh! De Casa, dos Irmãos Bertussi. No segundo, com sucessos vindos da Itália, “hits” como Al Di Lá, Volare, Tarantelas e Vivo per Lei, entre outros, além de inúmeras participações em CDs coletivos.

Exposições itinerantes mostram a vida dos pioneiros
Paralelo ao show do cantor Délcio Tavares e fazendo parte do Momento Itália-Brasil, a Unioeste promove também, em conjunto com a Prefeitura de Cascavel, o evento denominado “Um Encontro com o Passado: Mostra Histórico-iconográfica de painéis sobre descendentes de italianos que colonizaram as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná” e a exposição “O Passado de Véu e Grinalda: a poética dos vestidos de noiva das pioneiras descendentes de italianos que povoaram o Oeste e Sudoeste do Paraná”.
De acordo com a professora doutora Beatriz Helena Dal Molin, responsável pelo projeto, além da exposição itinerante histórico-iconográfica de painéis sobre descendentes de italianos, que reúne fotografias e histórias dos descendentes de italianos, “em conversas ao fim das tardes, nas rodas de chimarrão, no burburinho das praças e no aconchego dos lares”, foi produzido para distribuição um calendário e agenda histórica com o mesmo tema a ser oferecido aos pioneiros que participaram da pesquisa e aos que se fizerem presentes à abertura do evento.
Já a exposição itinerante em painéis O Passado de Véu e Grinalda: a poética dos vestidos de noiva das pioneiras descendentes de italianos que povoaram o Oeste e Sudoeste do Paraná mostra a poética dos vestidos de noiva, “de modo que o imaginário que engendra a indumentária e o rito deste dia singular para cada noiva seja inferido a partir do contexto no qual ele foi concebido”.
Beatriz Dal Molin explica que as exposições “têm como objetivo valorizar os laços existentes entre brasileiros e italianos e valorizar a memória dos pioneiros e do papel da mulher pioneira que muitas vezes, silenciosamente, foi responsável por grandes eventos cotidianos que a história nem sempre registrou”. Serão apresentados ainda colóquios sobre a presença dos descendentes que colonizaram as duas regiões.
As exposições serão mostradas em diferentes locais da cidade a partir do dia 14, dia de aniversário de Cascavel, seguindo posteriormente para o Museu Willy Barth de Toledo, Circulo Italbravi – Circolo Veneto Ítalo-Brasiliano di Coronel Vivida, além dos círculos italianos das cidades de Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste, Francisco Beltrão, Palmas, Palotina, entre outros círculos e entidades até junho de 2012, quando será encerrado o projeto.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29