Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Lideranças discutem data para Congresso de Avicultura

Entre abril e maio do ano que vem o município de Toledo irá realizar o primeiro Congresso estadual voltado à produção avícola. A confirmação aconteceu nesta quarta-feira (09), numa reunião entre a prefeitura de Toledo, representada pelo secretário de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, e pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Narcizo Müller, a Sociedade e Sindicato Rural, Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (AAVIOPAR), Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e demais representantes do setor rural do município.

09/11/2011 - 16:07


A idéia foi trazida pelo prefeito, José Carlos Schiavinato, depois de ter participado do Congresso Brasileiro de Avicultura, em São Paulo, e apresentada às autoridades em um café da manhã.
Atualmente Toledo possui a maior produção avícola do Paraná, colocando o estado em primeiro lugar na produção brasileira, obtendo um faturamento aproximado de R$ 214 milhões por ano.
De acordo com o presidente da AAVIOPAR, Luiz Ari Bernatt, Toledo é um centro de produção avícola, nada mais justo do que setorizar um evento como este. “O município é a principal cidade do Paraná na avicultura. O município tem capacidade para receber um evento como este esta é, também, uma necessidade dos produtores e empresários do setor”.
A proposta do Congresso é realizar atividades voltadas ao produtor de aves, mostrando o que tem de mais novo e moderno de tecnologia, em máquina e cultivos, além de palestras técnicas. “O interesse é trazer grandes palestrantes para ajudar os produtores a melhorar ainda mais a produtividade, além de ensiná-los e inseri-los na modernidade. Serão apresentados equipamentos modernos e tecnológicos que os auxiliarão, visando ainda mais aumento da produção, colocando Toledo em destaque para todo o Paraná”, explica o presidente, salientando que o Congresso mostrará a força do município, provando a liderança na produção agropecuária.
O secretário de Agropecuária e Abastecimento avalia positivamente o congresso, destacando a realização do evento pelos bons resultados que o município tem adquirido no cenário agropecuário. “É importante setorizar uma parcela do que contribui para o crescimento agropecuário, não só da cidade, mas da região e do Estado. Estamos saindo na frente e ocupando um espaço, que ainda não temos na região, mostrando a força do agronegócio, principalmente a avicultura”, conta Pape, justificando a falta de um evento setorizado – neste caso de avicultura – no município.
Nas próximas semanas essas autoridades reúnem-se novamente na prefeitura, porém agora para apresentar o projeto formatado. “A partir de agora será feito um plano inicial do que vai ser preparado na região: quanto de área para exposição, quanto de área para cenário de palestras e o que será apresentando e exposto. Posteriormente, começar a divulgar a data e já estabelecer custos, empresas apoiadoras e parceiras e participantes”, conclui o presidente da AAVIOPAR.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29