De acordo com o secretário, a iniciativa, que deve ser divulgada oficialmente nas próximas semanas, pelo Ministério da Educação, permitirá a institucionalização das ações de extensão desenvolvidas pelas unidades de ensino superior brasileiras. O secretário lembrou a ampliação do orçamento federal destinado à extensão universitária. Criado em 2003, o Programa de Extensão Universitária (Proext) cresceu nos últimos anos. Em 2011, os recursos chegaram a R$ 70 milhões, o dobro do valor de 2010.
Na avaliação de Costa, as políticas públicas de extensão universitária devem ser planejadas com base no modelo do sistema universitário brasileiro. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2010, 74% das matrículas em cursos de graduação foram registradas em instituições particulares; na pós-graduação, cerca de 80% ocorreram na rede pública. “O modelo de extensão no Brasil deve levar em consideração o perfil do setor em nosso país, a capacidade e a vocação de cada instituição, considerando que temos um segmento mais voltado ao ensino e outro que tem como principal foco o desenvolvimento de pesquisa”, disse.
O secretário defendeu ainda que os processos e instrumentos de aferição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) passem a contemplar as iniciativas de extensão das instituições. “É nesse sentido que temos debatido com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)”, afirmou. “Acreditamos que, dessa forma, a extensão será ainda mais fortalecida e institucionalizada.”
Aberto na terça-feira, 8, o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que este ano teve como tema As Fronteiras da Extensão, será encerrado na sexta-feira, 11. Entre os objetivos do encontro estão a troca de experiências entre professores e estudantes de diversas universidades brasileiras e a discussão sobre os rumos da extensão universitária no país.
Assessoria de Imprensa da Sesu
EDUCAÇÃO
Plano nacional será criado para fortalecer extensão universitária
As ações de extensão desenvolvidas pelas instituições de educação superior do país serão fortalecidas com o lançamento de um plano nacional de extensão. O anúncio foi feito pelo secretário de educação superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Mais lidas
- 1Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural
- 2Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 3Paraná investe R$ 3,8 milhões para levar produção de queijos premiados a quatro novas regiões do Estado
- 4Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços
- 5Assembleias 2026 da Sicredi Progresso PR/SP iniciam neste mês de fevereiro
Últimas notícias
- 1Situação Financeira do Município é apresentada em Audiência Pública
- 2Confira o que abre e fecha no feriado de Carnaval para as repartições da Prefeitura de Toledo
- 3Ato contra o feminicídio em Toledo relembra morte de Andressa Dani de Souza, nesta sexta
- 4Toledo conquista Selo Ouro do Ministério da Educação
- 5Nelsi Kistemacher Welter coloca nome como pré-candidata a deputada estadual



