A metodologia cumpriu metas da disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano. A professora explica que o objetivo, além da exposição de conteúdos, foi desenvolver habilidades e competências que se farão indispensáveis para à continuidade da vida acadêmica e profissional, como a exposição de ideias, capacidade de manter argumentos, postura e segurança.
“As temáticas têm implicações diretas no comportamento e na subjetividade do sujeito e, a partir de aspectos estudados, amplia-se a compreensão científica do comportamento humano, que a Psicologia propõe conhecer e intervir”, enaltece.
A professora entende que o homem é um ser biopsicossocial e enfatiza que os aspectos neurofisiológicos têm implicações significativas na composição do comportamento, o que justifica a importância da matéria para a formação do psicólogo.
O acadêmico Márcio de Mattos elogiou a iniciativa: “O rigor da metodologia nos induziu a estudar com tamanho empenho a ponto de que nos sentíssemos seguros quanto ao domínio do tema e também explorou nossa desenvoltura em público, o que é importante em função da futura carreira”.
Para o estudante, foi ainda um momento de autoconhecimento e autoanálise. “A experiência foi boa e, ao mesmo tempo, assustadora; percebi o quanto estamos suscetíveis aos erros, já que, apegados à teoria, nos chocamos com a prática. Também me lembrei de como o tempo passa rápido quando estamos no palco, disse Márcio”.
Sobre as apresentações, a docente relata que a proposta didática apresentada inicialmente pareceu desafiadora, mas, ao final das apresentações, tornou-se surpresa. “Pude perceber o quão enriquecedor foi para a turma, alcançando os objetivos com sucesso”, afirma.
Da Assessoria