Na organização da Mostra estão envolvidos os alunos dos 2os e 3os anos. Os alunos do 3o ano explicam o funcionamento de cada unidade, expondo um pouco do que aprenderam durante os 3 anos do curso técnico em agropecuária. Já aos alunos do 2º ano cabe a tarefa de organizar e agendar visitas além de guiar os visitantes pelas unidades produtivas. Os alunos do 1º ano são os primeiros visitantes, eles devem passar em todas as unidades, recebendo explicações e fazendo relatórios que serão avaliados pelos professores.
O diretor do Colégio Agrícola, José Luis Sagrado, afirma que a Mostra Técnica melhora a cada ano. “Essa evolução é importante. Os alunos que não apresentam, mas que participam de outras formas, já vão sendo orientados e já vão pensando em quando chegar a vez deles, para fazer uma mostra melhor do que a anterior”, comenta.
O colégio estima em torno de mil visitantes, nos dois dias de evento. Mas para José Luis o número é o menos importante. “A gente não faz um trabalho visando quantidade, nossa maior preocupação é que o nosso aluno se desenvolva e detenha o conhecimento de um técnico quase formado, com conhecimento científico. E que ele demonstre, seja para 10 para 500 ou para mil pessoas, esse conhecimento”, opina o diretor.
CAET
O Colégio Agrícola Estadual de Toledo possui uma área de 48,4 hectares, distribuído em várias setores, que constituem a Unidade Didático Produtiva (UDP), e que incluem áreas de plantio e criação de animais. Ao todo, são mais de 300 animais, entre bovinos, caprinos, suínos, aves, entre outros, isto sem contar as larvas de bicho da seda, o minhocário e a criação de abelhas. Uma estrutura que proporciona aos alunos a união entre conhecimento teórico e prático. A instituição abre a seleção de alunos anualmente, recebendo estudantes de toda região, e até de estados e países vizinhos como Mato Grosso do Sul e Paraguai.
Da Assessoria
GERAL
Colégio Agrícola realiza mostra técnica agropecuária
O Colégio Agrícola Estadual de Toledo realizou, nesta semana, a quinta edição da Mostra Técnica Agropecuária. No evento, o colégio abre suas portas para pais, produtores rurais, alunos de outras escolas e a comunidade em geral. São dois dias de exposição, onde os visitantes podem conhecer as diversas unidades didáticas produtivas e um pouco da realidade dos alunos do educandário.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 5Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%