1144x150 %284%29

GERAL

Unioeste realiza exposição e show musical no domingo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está participando das atividades do “Momento Itália-Brasil”, iniciativa dos dois governos e consiste na realização de um programa de eventos no Brasil e na Itália durante o período de outubro deste ano até a primavera de 2012. O “Momento Itália-Brasil” na Unioeste será marcado por uma exposição itinerante da vida de descendentes italianos e pelo show musical do cantor Délcio Tavares.

12/11/2011 - 07:25


O objetivo da iniciativa é contribuir para o aprimoramento das relações entre os dois povos nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional.
No âmbito acadêmico da educação e da pesquisa, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é parceira do “Momento Itália-Brasil” e é constituída por 48 universidades estaduais e municipais distribuídas em 22 Estados, totalizando 758 mil alunos. A Unioeste faz parte da Abruem.
Para marcar este momento, a Unioeste promove a apresentação musical com o artista Délcio Tavares, com o objetivo de promover ações culturais e homenagear os descendentes de italianos, que no Brasil somam cerca de 30 milhões de pessoas.
A apresentação contará com a mistura de ritmos gaúchos e italianos, onde o artista busca mesclar a tradição gaúcha com o romantismo da música italiana. A programação dos eventos terá início às 20 horas deste domingo, dia 13, no Centro de Convenções e Eventos Emir Sfair. Toda a comunidade está convidada para participar do evento.

Exposição conta vida dos pioneiros
Paralelo ao show do cantor Délcio Tavares e fazendo parte do Momento Itália-Brasil, a Unioeste promove também, em conjunto com a Prefeitura de Cascavel, a exposição denominada “Um Encontro com o Passado”: Mostra Histórico-iconográfica de painéis sobre descendentes de italianos que colonizaram as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
De acordo com a professora doutora Beatriz Helena Dal Molin, responsável pelo projeto Um Encontro com o Passado, além da exposição itinerante histórico-iconográfica de painéis sobre descendentes de italianos, reúne fotografias e histórias dos descendentes de italianos, em conversas ao fim das tardes, nas rodas de chimarrão, no burburinho das praças e no aconchego dos lares. Foi produzido ainda para ser distribuído um calendário e agenda histórica com o mesmo tema a ser oferecido aos pioneiros que participaram da pesquisa e aos que se fizerem presentes à abertura do evento.
Beatriz Dal Molin explica que a exposição “têm como objetivo valorizar os laços existentes entre brasileiros e italianos e valorizar a memória dos pioneiros”. Serão apresentados ainda colóquios sobre a presença dos descendentes que colonizaram as duas regiões.
A exposição será mostrada a partir do dia 14, dia do aniversário de Cascavel, na Prefeitura, seguindo posteriormente para o Museu Willy Barth de Toledo, Circulo Italbravi – Circolo Veneto Ítalo-Brasiliano di Coronel Vivida, além dos círculos italianos das cidades de Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste, Francisco Beltrão, Palmas, Palotina, entre outros círculos e entidades até junho de 2012, quando será encerrado o projeto.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29