1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Doutorado em Engenharia em Foz do Iguaçu está com inscrições abertas

Pela primeira vez em Foz do Iguaçu, professores e profissionais das áreas de engenharia (civil, mecânica e elétrica), matemática e ciência da computação terão a oportunidade de realizar um Doutorado em Engenharia com ênfase em Métodos Numéricos na modalidade Doutorado Interinstitucional (Dinter). O curso será ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Campus Avançado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Parque Tecnológico Itaipu - PTI.

15/11/2011 - 08:18


As inscrições devem ser realizadas até 22 de dezembro, no Centro de Ciências Exatas da Unioeste, portando os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível no link http://www.pti.org.br/system/files/Doutorado.doc); uma foto 3x4; cópia xerográfica do diploma de Mestrado; cópia da dissertação de Mestrado; histórico escolar da graduação do Mestrado; “curriculum vitae” devidamente cadastrado no sistema Lattes do CNPq.
Os candidatos deverão agendar a entrega dos documentos necessários pelo telefone (45) 3576-7128 ou pelo e-mail neidecece@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas por meio da área de Educação Insitucional do PTI, pelo telefone (45) 3576-7061 ou pelo e-mail educacaoinstitucional@pti.org.br.
No mês de janeiro de 2012 todos os inscritos farão um curso de Nivelamento contemplando três disciplinas, Cálculo Avançado, Álgebra Linear e Introdução à Programação. A seleção dos candidatos ao doutorado será feita mediante o seguinte critério: 50% da nota correspondente as avaliações no curso de nivelamento e 50% da nota de entrevista, análise de currículo e proposta preliminar de tese.

Doutorado inédito
O Dinter do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE – www.ppgmne.ufpr.br), da UFPR, teve aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e será a primeira vez que este doutorado será ofertado fora da instituição.
A viabilização do Dinter foi resultado da articulação e do esforço de mais de dois anos entre as instituições Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa Itaipu (UCI); da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, por meio do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb); da direção do Campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, e do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE/Unioeste), abrigado no PTI.
O Doutorado em Engenharia tem o objetivo de viabilizar a formação de doutores na região que abrange as cidades do oeste do Paraná e de dois países do Mercosul (Paraguai e Argentina), apoiando a capacitação de docentes dentro da área de interesse. Além de atender, em especial, aos docentes da Unioeste, engenheiros da Itaipu Binacional, funcionários do PTI, e outras instituições parceiras que trabalhem com técnicas e métodos que se baseiem em conhecimentos profundos de disciplinas da área de Programação Matemática e Mecânica Computacional.
Para Cláudio Osako, da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura da Itaipu Binacional e Coordenador do Ceasb, o Dinter é de fundamental importância para os pesquisadores da região e para as instituições envolvidas. “Para a Itaipu, o curso permitirá a formação de doutores em seu quadro funcional, cumprindo a meta de Educação Corporativa; para a Unioeste, permitirá que seus professores melhorem sua titulação e com isso a própria instituição será capaz de montar novos programas de pós-graduação; para o Ceasb, todas as teses e dissertações pesquisarão temas de interesse da Itaipu, o que fortalecerá os grupos de pesquisa; e para a Fundação PTI o programa é importante para a formação e fixação de competências locais que é condição primordial para o surgimento da inovação tecnológica", destacou.
Já o diretor do CECE/Unioeste, Sérgio Dalmás, comemora o fato de que a realização de um doutorado gratuito em Foz do Iguaçu pode viabilizar a capacitação e a verticalização imediata do quadro de professores da Unioeste. “Com um doutorado aqui em Foz não será necessário a liberação de professores para estudar em outros centros. Além disso, representará um avanço nos cursos de ciências exatas da Unioeste que mais precisam de especialização”, avaliou.
Para a Profª. Drª. Liliana Madalena Gramani Cumin, do Programa de Pós Graduação em Métodos Numéricos para Engenharia, da UFPR, “a aprovação do curso de Dinter em Engenharia é uma conquista acadêmica e profissional pois tem como objetivo principal a formação de doutores, contribuindo com a expansão da pós-graduação brasileira”, completou.

(Parque Tecnológico Itaipu)

Sem nome %281144 x 250 px%29