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EDUCAÇÃO

Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs

Neste sábado (10) a secretaria Municipal da Educação (Smed) deu continuidade a formação dos professores de apoio à diversidade e a inclusão
13/05/2025 - 09:17
Por Assessoria


Neste sábado (10), Professores de Apoio à Diversidade e à Inclusão (PADIs) do município participaram do programa de formação continuada, onde realizaram o terceiro módulo do processo no Auditório Acary Oliveira.

O principal objetivo da capacitação foi habilitar os docentes para desenvolver e aplicar estratégias pedagógicas acessíveis, garantindo a equidade no ensino e a participação ativa de todos os estudantes no processo de aprendizagem, proporcionando aos professores uma visão ampla sobre a diversidade no ambiente escolar. Nessa primeira etapa foram disponibilizadas 30h de formação, o Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação e o Núcleo de Estudos e Atendimento à Diversidade e à Inclusão (NEADI) já estão planejando novas etapas sequenciais.

Ao todo a capacitação teve 108 PADIs inscritos, que atuam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Toledo. Durante a capacitação os profissionais tiveram palestras sobre assuntos como a sensibilização sobre diversidade e inclusão, legislação da educação inclusiva, conhecimento sobre as deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, análise e intervenção de comportamentos em situações de crises, desenvolvimento da autonomia do aluno, plano educacional especializado (PEI) e colaboração e trabalho em equipe.

Segundo a diretora do Departamento de Ensino da Smed, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, a capacitação ajuda a conscientizar os profissionais e as crianças sobre a importância da inclusão. “A inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar regular é um direito assegurado pela legislação vigente, refletindo o compromisso com uma educação acessível e de qualidade para todos. Nesse contexto, os PADIs desempenham um papel essencial, sendo corresponsáveis pela promoção da inclusão e pela garantia da participação ativa dos alunos nas atividades escolares”, comentou  Edna.

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