Neste sábado (10), Professores de Apoio à Diversidade e à Inclusão (PADIs) do município participaram do programa de formação continuada, onde realizaram o terceiro módulo do processo no Auditório Acary Oliveira.
O principal objetivo da capacitação foi habilitar os docentes para desenvolver e aplicar estratégias pedagógicas acessíveis, garantindo a equidade no ensino e a participação ativa de todos os estudantes no processo de aprendizagem, proporcionando aos professores uma visão ampla sobre a diversidade no ambiente escolar. Nessa primeira etapa foram disponibilizadas 30h de formação, o Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação e o Núcleo de Estudos e Atendimento à Diversidade e à Inclusão (NEADI) já estão planejando novas etapas sequenciais.
Ao todo a capacitação teve 108 PADIs inscritos, que atuam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Toledo. Durante a capacitação os profissionais tiveram palestras sobre assuntos como a sensibilização sobre diversidade e inclusão, legislação da educação inclusiva, conhecimento sobre as deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, análise e intervenção de comportamentos em situações de crises, desenvolvimento da autonomia do aluno, plano educacional especializado (PEI) e colaboração e trabalho em equipe.
Segundo a diretora do Departamento de Ensino da Smed, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, a capacitação ajuda a conscientizar os profissionais e as crianças sobre a importância da inclusão. “A inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar regular é um direito assegurado pela legislação vigente, refletindo o compromisso com uma educação acessível e de qualidade para todos. Nesse contexto, os PADIs desempenham um papel essencial, sendo corresponsáveis pela promoção da inclusão e pela garantia da participação ativa dos alunos nas atividades escolares”, comentou Edna.