Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Pesquisadores da Unioeste desenvolvem hidromel funcional com levedura probiótica que une tradição, ciência e saúde

No  campus de Toledo, pesquisadores estão transformando uma bebida milenar em inovação com potencial para impactar tanto a indústria de alimentos quanto a saúde humana
16/05/2025 - 11:29
Por Assessoria


No Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, pesquisadores estão transformando uma bebida milenar em inovação com potencial para impactar tanto a indústria de alimentos quanto a saúde humana. O que antes era apenas mel, água e fermento, agora carrega vida microscópica capaz de fortalecer o intestino e, talvez, até mudar o mercado: nasce o hidromel funcional com levedura probiótica.

A criação é do pesquisador William Colombo, juntamente com a Profa. Dra. Mônica Lady Fiorese, em parceria com as estudantes Keiti Maestre e Emanuelly Sulzbacher, e os professores Edson Antônio da Silva e Fernanda Rengel dos Passos, que aliam conhecimento científico à paixão por bebidas artesanais. Inspirado por antigas tradições e pelas novas demandas de consumidores conscientes, eles têm se dedicado à fermentação controlada de microrganismos benéficos em um ambiente pouco usual: o hidromel, uma bebida alcoólica feita à base de mel, com registros históricos que remontam a milhares de anos. 

“Durante a iniciação científica trabalhávamos com microrganismos probióticos, depois de aprender o processo de fermentação comecei a produzir bebidas em casa, primeiro hidromel depois cerveja, surgindo naturalmente a ideia de unir o interesse pessoal com a pesquisa: usar os microrganismos probióticos do laboratório para produção de hidromel, visto que não havia nada na literatura sobre isso naquele momento”, explica o doutorando. 

O resultado é uma bebida levemente ácida, dourada e uma complexidade gustativa rara — mas o destaque está no que não se vê: bilhões de leveduras vivas que atuam diretamente no equilíbrio da microbiota intestinal. “O que propomos com o hidromel probiótico é uma releitura da bebida milenar. O diferencial está na adição da levedura Saccharomyces boulardii, um microrganismo probiótico amplamente estudado por seus efeitos benéficos à saúde intestinal.  Ao incorporar a levedura ao hidromel, buscamos unir as propriedades tradicionais da bebida com um potencial funcional adicional, tornando o consumo mais interessante do ponto de vista da saúde”, menciona a professora Mônica. 

Design sem nome