“O governo Beto Richa não pode agir como o governo Lerner, que implantou o ‘Anel de Integração’, que no final das contas se revelou ser da enganação e da extorsão. A eleição não significa um cheque em branco para que o governante aja sem consulta, Os paranaenses pagam tarifas de pedágio absurdas, as concessionárias têm lucros imensos e não há uma contrapartida em obras. A sociedade não pode ser pega de surpresa com a implantação de um pedágio e pagar preços abusivos. O modelo deve ser muito bem discutido e deve atender, prioritariamente, o interesse dos usuários das rodovias”, disse Welter.
Segundo o deputado, nem a Secretaria de Infraestrutura e Logística nem o governo do Estado prestaram qualquer esclarecimento sobre a implantação de novos pedágios no Estado. “ Tanto os deputados como a população não têm qualquer informação oficial sobre novos pedágios. Se realmente o governo pretende conceder os trechos da PR-323 e da BR-272, entre Maringá e Guaíra e outras estradas, deve iniciar um amplo debate sobre o modelo de concessão, atribuições e deveres das concessionárias e preços de tarifas. Não aceitaremos que isso seja feito na calada da noite, às escuras, e que os paranaenses sejam lesados mais uma vez”, afirmou.
Welter disse que espera do governo Richa uma postura democrática, com diálogo e clareza. “O governo federal já provou que é possível fazer a concessão de rodovias cobrando uma tarifa baixa. Se o governo do Estado não tem capacidade de fazer os investimentos necessários nas rodovias, deve debater com o Legislativo, com o setor produtivo e com toda a sociedade a real necessidade e de que forma esse pedágio deve ser implantado. Não há sentido, por exemplo, fazer as obras e depois entregar a rodovia à iniciativa privada, como vem sendo cogitado. Por isso o debate é necessário, para que todos os prós e contras sejam analisados. A eleição não significa um cheque em branco para que o governante aja sem consulta”.
Assessoria de Imprensa Deputado Elton Welter
Jornalista Responsável: Débora Iankilevich (RP 1069)
GERAL
Welter pede transparência e debate para concessões de rodovias
O deputado Elton Welter ( PT) cobrou do governo do Estado mais transparência no processo de concessão de rodovias. Em discurso na Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta-feira (17), Welter disse que a sociedade não aceitará mais que pedágios sejam implantados nas rodovias paranaenses sem um processo de debate transparente, com participação efetiva dos usuários, empresários e trabalhadores.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



