A Feira do Produtor de Toledo acontece de forma permanente, desde 2001, uma política pública estruturada que une tradição, diversidade e qualidade. Presente em dez pontos estratégicos ao longo da semana, beneficia diretamente mais de 50 famílias, que encontram neste espaço uma importante fonte de renda, visibilidade e valorização de seus produtos.
Composta por barracas padronizadas, com a maioria delas sendo fornecida pela Prefeitura de Toledo, a feira tem um formato que alia organização, variedade e excelência. Dessa forma, ela se tornou uma “vitrine” do que o município tem de melhor na agropecuária familiar.
Além de produtos frescos, como hortaliças, mel, pães, bolos, bolachas e cucas, o público ainda encontra outras opções de alimentação como doces, conservas, geleias, espetinho e embutidos. Para quem chega com fome à feira, há uma ampla praça de alimentação, que oferece, entre outros itens, pastel, caldo de cana, pamonha, milho verde, água de coco, suco de laranja, refrigerante, churros e shawarma.
A piscicultora Marlene Primão é um dos exemplos do sucesso do programa. Moradora de Linha Tapuí, desde 2009 ela vende produtos à base de peixe em quatro locais (Centro, Jardim Europa, Jardim Gisela e Vila Pioneiro). "A Feira é muito importante porque, para muitas famílias, ela não é só um complemento, mas a principal fonte de renda. Ter esse espaço e o apoio da Prefeitura de Toledo faz toda a diferença", comenta Marlene, que é presidente da Associação dos Feirantes de Toledo (Afertol). "É um orgulho saber que estamos oferecendo alimentos e produtos de qualidade, de várias cadeiras produtivas, que realmente são realmente são daqui”, acrescenta.
Quem também celebra a iniciativa é Débora Brandalize, moradora do Jardim Coopagro que toda a quinta-feira vai à feira que é montada em seu bairro, na companhia dos filhos Enzo e Helena e da mãe, Silésia. “Passo aqui para comprar pão e bolacha para o meu avô e as crianças aproveitam para comer o que eles gostam, um pastel ou um churros. É um momento de convivência entre três gerações da nossa família”, comenta.
O secretário de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, destaca o papel estratégico da Feira do Produtor de Toledo para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia local. “É uma política pública que atende praticamente toda a sociedade toledana por meio de dez pontos espalhados pelo município, gerando oportunidades para dezenas de famílias”, observa. “São mais de 50 famílias que ampliam a renda através dessa feira, garantindo produtos frescos de qualidade para a população, sendo um ponto de lazer para os frequentadores, que têm acesso a uma praça de alimentação e compram produtos de alta qualidade”, salienta.
Programe-se!
A feira segue um cronograma que garante acesso a diferentes bairros e comunidades ao longo da semana:
• Terças-feiras, das 14h às 20h: no Jardim Pancera (em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e no Jardim Gisela (Praça do Expedicionário).
• Quartas-feiras, das 14h às 21h: no Centro (próximo ao Hospital Bom Jesus).
• Quintas-feiras, a partir das 14h: no Jardim Europa (até 20h, no canteiro central no Alto da Avenida Maripá) e no Jardim Coopagro (até 21h, na praça localizada em frente à unidade básica de saúde do bairro).
• Sextas-feiras, até 21h: a partir das 14h, no Jardim Porto Alegre (próximo à Paróquia Menino Deus) e na Vila Pioneiro (cruzamento das ruas Primeiro de Maio e Tomás Gonzaga); a partir das 16h, no distrito de Vila Nova (16h às 21h).
• Sábados: das 8h às 14h, na Vila Industrial (próximo ao Ginásio Alcides Pan); das 13h30 às 18h, no Jardim Panorama (próximo ao Ginásio de Esportes Lauri José Simon).