Casa de not%c3%adcias 1144x150

Telessala do Trabalhador lançada em Assis

Lançado na Agência do Trabalhador de Assis o Programa Telessalas do Trabalhador, com o objetivo de profissionalizar os trabalhadores e qualificar a mão de obra em todos os setores, como, comércio, indústria e na prestação de serviços. Desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e prefeituras, o programa foi lançado pelo próprio secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, em solenidade “on line”, (internet) nesta semana.

18/11/2011 - 11:38


A prefeita Dalila José de Mello, o vice-prefeito José Costa, o presidente da Câmara, José Kuhlkamp e a coordenadora do CRAS, psicóloga Silvana Ramos Alves, assistiram à transmissão na sede do SINE, com o coordenador da Agência em Assis, Daniel de Andrade. Também estavam os vereadores Odilo Denig, Valcir dos Santos e a secretária de Educação, Railda Morais.

Assis escolhida
Dentre os 399 municípios do estado, apenas 125 foram contemplados com uma Telessala. Dalila destacou essa inclusão de Assis no Programa. “Estou muito feliz por termos sido agraciados com esse grande benefício que irá trazer capacitação profissional aos nossos trabalhadores, principalmente aos jovens e, em especial, às pessoas cujas famílias são inscritas no Bolsa Família; todos eles podem usufruir. Isso vai facilitar muito a entrada dos meninos e meninas do Projovem no mercado de trabalho”. A prefeita ainda salientou o fato de os cursos da Telessala serem ministrados por professores do IFPR, a exemplo de outras parcerias que o Governo municipal efetivou recentemente, com o SENAC, nas aulas da Escola de Corte e Costura, criada em agosto passado.

Poder das parcerias
José Costa, como empreendedor e empregador, analisa que há uma falta muito grande de mão de obra especializada na cidade. “É possível ver também que há uma preocupação muito grande na formação profissional da população por parte dos governos, federal, estadual e municipal. Assis tem trabalhado muito para isso, através das parcerias com diversas entidades de formação, com palestras, encontros e cursos e, a própria escola federal, o IFPR, que é um grande exemplo dessa preocupação. A Telessala vem completar os avanços que Assis tem conseguido para a criação de emprego e mão de obra; é a certeza de vidas mais dignas”, completou.
Para o presidente da Câmara, esse projeto vai melhorar muito a vida do trabalhador. “Será uma ‘mãozinha’ na hora de encontrar trabalho e uma ferramenta importante para o empregador. O mercado vai ficar melhor e essas parcerias ajudam em muito as famílias mais humildes”, destacou Kuhlkamp.
Segundo a coordenadora do CRAS, mesmo que uma pessoa esteja capacitada, teoricamente e cientificamente, para exercer uma profissão, a própria natureza humana já causa insegurança na hora de buscar o primeiro emprego. “Essa iniciativa [capacitação da Telessala] pode suprir, de certa forma, a necessidade de preparação para enfrentar o mercado, principalmente de como se comportar no momento de uma entrevista de emprego. Esse é evento significativo para o município. Assis ganha muito com a vinda dessa Telessala

Aulas são grátis
O coordenador do Sine, Daniel de Andrade, comenta que muitas pessoas erram ao ir para uma entrevista de emprego desde a maneira de se vestir. “Esse curso, que é de graça, vai ensinar que não se deve comparecer na busca por emprego vestido de shorts, bermudas, usando bonés, piercing, brincos e até tatuagens. Esses assessórios e marcas no corpo não são bem vistos pela maioria dos empregadores”, destaca. Daniel também informa que a Telessala vai ensinar o trabalhador noções de Português, Inglês e Espanhol. “O aluno vai ter aulas de um verdadeiro marketing pessoal e as inscrições já estão abertas”, ressalta.
 
O Programa
Na Telessala do Trabalhador serão realizadas, entre outras ações, oficinas de capacitação para trabalhadores, em áreas como português básico, marketing pessoal, inglês e empreendedorismo.
Os trabalhadores interessados em participar do programa devem procurar a agência do SINE para se cadastrar. As oficinas terão início no dia 24 de novembro e serão realizadas todas as quintas-feiras.
A prioridade de atendimento, conforme disse o secretário Romanelli durante o lançamento do programa, será para pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos, empreendedores e jovens em busca do primeiro emprego.
Mais de 100 tutores das Telessalas do Trabalhador já foram capacitados, no início desse mês, na Secretaria do Trabalho. Eles irão monitorar o programa nas 125 telessalas em todo o estado.

Da Assessoria - Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29