Edvania Barzon dos Santos Fávaro, diretora da escola, assinala que o destaque deste ano é o conceito de reaproveitamento de alimentos e de materiais recicláveis. “Focamos em receitas que reaproveitam produtos, como o pudim feito com sobras de pão. Além disso, as crianças produziram taças de sorvete e embalagem de docinhos com garrafas pet”, relata.
Ao agregar valor aos produtos, Edvania Fávaro afirma que a ação passa a incentivar tanto a responsabilidade social e ambiental quanto as atitudes empreendedoras. “Ano passado, só trabalhamos com a comercialização de produtos alimentícios, mas decidimos inovar e, para as próximas edições, queremos explorar ainda mais a questão do reaproveitamento”, adianta a diretora da escola.
O consultor do Sebrae/PR, Vinícius Milani, explica que professores e crianças perceberam, no empreendedorismo sustentável, um diferencial. “Estamos satisfeitos com a evolução da Feira de Delícias e certos de que a iniciativa terá repercussão na família dos alunos e na própria sociedade”, diz, ao destacar que a intenção do Educação Empreendedora é justamente fazer com que o conceito empreendedor seja aperfeiçoado na escola.
A diretora Edvania Fávaro afirma que a expectativa é realizar ações que oportunizam aos alunos não somente a apresentação e comercialização de produtos, mas também um contato direto com a realidade. “Queremos que o empreendedorismo sustentável flua na vida dos estudantes, gerando qualidade de vida e contribuindo para a formação de cidadãos autônomos, que tenham iniciativa, dinâmica e persistência”, destaca.
Edvania Fávaro aponta ainda que empenho e comprometimento são atitudes empreendedoras que se destacam nos alunos. “As crianças estão mais proativas e receptivas graças à característica prática da metodologia de ensino do Sebrae/PR, que permite a melhor assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula”, frisa.
Programa
A Feira de Delícias é uma ação bem-sucedida da própria escola, criada a partir das atividades do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/PR. Em Umuarama, a solução é realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Desde a implantação do projeto na Escola Municipal Rui Barbosa, em 2009, cerca de 900 crianças e 58 professores já participaram do Programa.
Vinícius Milani explica que o objetivo do Educação Empreendedora é capacitar educadores da rede municipal de ensino para atuarem como formadores de crianças e jovens empreendedores. “A proposta não pretende transformar a criança, imediatamente, em um empreendedor, mas em alunos que saibam tomar decisões em todas as áreas da vida.”
O consultor do Sebrae/PR explica que os professores recebem treinamentos continuados para sensibilizar os alunos quanto às características empreendedoras. A ação pedagógica também conta com o Baú de Recursos, um conjunto de ferramentas, como dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, fundamental para explorar as habilidades e competências das crianças.
Dentre as dez características empreendedoras estimuladas com a ação, estão a busca de oportunidade e iniciativa; comprometimento; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemático; estabelecimento de metas; exigência de qualidade e eficiência; correr risco calculado; independência e auto-confiança; persistência; persuasão e rede de contatos.
A Feira de Delícias funcionará das 14h às 19h30 na Escola Municipal Rui Barbosa, que fica na Rua Amadeu Boggio Merio, 680, Parque Danielle. Mais informações sobre o Programa Educação Empreendedora podem ser obtidas no Sebrae/PR, que fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7065.
Da Assessoria
Com o tema reaproveitamento e reciclagem, Feira de Delícias acontece neste domingo em Umuarama
Sorvete, pizza, pudim e doces são alguns dos sabores que vão compor a edição 2011 da Feira de Delícias. O evento, na sua segunda edição, acontece neste domingo, dia 20, a partir das 14h, na Escola Municipal Rui Barbosa, em Umuarama. Mais de 430 alunos, da pré-escola ao ensino fundamental, participam da iniciativa, fruto do Programa Educação Empreendedora, do Sebrae/PR.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 2US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 3Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 4Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional
- 5Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres